Ato de lançamento do Sistema Municipal de Cultura traz mais segurança jurídica para projetos e ações de fomento cultural

0
60

Na ocasião foi lançado EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 05/2025 “CAPTAÇÃO, POR AGENTES CULTURAIS, DE RECURSOS COMPLEMENTARES PARA A REALIZAÇÃO DE AÇÕES APOIADAS PELO FOMENTO CULTURAL”

No último dia 22 de setembro foi lançado o Sistema Municipal de Cultura com a participação do prefeito Daniel Langaro e do vereador Gilberto Dhein. Na ocasião, foi apresentada a prestação de contas públicas sobre a gestão cultural. Em postagem no Facebook, o diretor do Departamento da Cultura, Rodrigo Kohl Ribeiro comemorou o lançamento do Sistema. Ele se referiu ao termo “de goleada”, em alusão ao lançamento do sistema de forma completa, com Fundo Municipal de Cultura, Conselho, Plano, CNPJ do Fundo e Conta Bancária. Referiu também a postagens feitas por digitais influencers, quando da reprovação de pedido de dotação orçamentária, por falta de explicações pelo poder executivo. “Isso nenhum influencer divulga, porque não há nada que desabone o “Pimenta”. Excluir que o responsável pela “goleada” é o diretor do Departamento da Cultura, diz mais sobre quem leva para o lado pessoal o trabalho com imprensa e também o poder público, do que sobre a minha própria pessoa”, declarou, referindo-se aos influencers não terem divulgado nada e nem comparecido ao ato. E trouxe a informação sobre a atividade. “Na manhã desta segunda-feira, dia 22, lançamos o Sistema Municipal de Cultura.”. Referiu-se também às calúnias espalhadas na imprensa e mídias sociais sobre suposta ilegalidade na Cultura. “Mais que um ato sobre políticas públicas da Cultura, o momento colocou um ponto final nas mentiras inventadas sobre o Departamento da Cultura e os eventos patrocinados na festa junina e aniversário do Município. Detalhe: os que me acusaram passaram longe do Centro Cultural esta manhã”, destacou, referindo-se a uma pessoa da comunidade que foi à rádio e também levou denúncias à Câmara de Vereadores. “Fizemos prestação detalhada de contas e apresentamos o Fundo Municipal de Cultura. Apresentamos também o Conselho Municipal de Cultura e lançamos o edital de fomento, em que artistas podem buscar patrocínios junto a pessoas físicas e jurídicas.”. O diretor de cultura comemorou ainda a aprovação do orçamento para a Cultura. “Hoje também a dotação orçamentária no valor de R$ 494.500,00 foi aprovada em segunda votação pela Câmara de Vereadores, demonstrando que nem tudo está perdido. Que instituições sérias começam a perceber quem está falando a verdade e quem está mentindo”, declarou. Para Ribeiro, a atuação negativa de pessoas da comunidade e a ausência de informações prestadas por um ex secretário levaram o poder legislativo a reprovar o projeto. “Mas agora, com alinhamento entre executivo e legislativo tudo foi explicado e esclarecido, de forma que os vereadores estão entendendo que a Cultura atua apenas na legalidade e em busca de um bom relacionamento com o Poder Legislativo”, finalizou.

Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo WhatsApp 46 98820-4604.