Cerimônia de Premiação e Lançamento da Antologia Poética

0
2

“Silêncio Gritado: Vozes de Crianças que dizem não”

Na noite da última segunda-feira, 15 de dezembro, foi realizada, no Salão Nobre do CPEA, a II Cerimônia de Premiação e Lançamento da Antologia Poética, organizada pela Associação Pró-Infância e Adolescência e coordenada pela professora Carmen Waldow.

O projeto teve início em 2024 e conta com a parceria da Assistência Social, da Secretaria de Educação e com o apoio do Poder Judiciário de Palmas, o que possibilitou sua continuidade em 2025. O objetivo é trazer luz a um tema que ainda permanece na escuridão: o abuso sexual infantil. Trata-se de um assunto difícil, mas que precisa ser, de forma correta, trabalhado, conversado e compreendido pelas crianças, para que reconheçam os perigos e possam compartilhar com suas famílias e com a sociedade os aprendizados adquiridos.

As crianças matriculadas nos 5º anos do Ensino Fundamental, juntamente com seus professores(as), receberam palestras e acompanhamento para a escrita de poemas sobre a temática. Além disso, neste ano, o projeto contou com a participação da APAE, que trabalhou o mesmo tema por meio de desenhos e gravuras produzidos por seus alunos.

Ao todo, 285 crianças participaram da iniciativa e tiveram seus poemas publicados na antologia poética intitulada “Silêncio Gritado: Vozes de Crianças que dizem não”. Os desenhos dos alunos da APAE também estão publicado na obra e compuseram a capa do livro. Na noite do dia 15 de dezembro, cada autor recebeu um exemplar da antologia e uma medalha pela participação, enquanto as escolas e os professores(as) foram contemplados com certificados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na luta contra o abuso sexual infantil.

Fonte: Texto: Taís Reis