Durante a última semana do mês de novembro, o Ponto de Cultura “Clube da Leitura” expandiu seu campo de atuação e percorreu diversas escolas públicas municipais da cidade de Palmas fomentando atividades de leitura por meio da literatura infantil e juvenil. Na quinta-feira, dia 27, pela manhã, um primeiro grupo visitou a escola Oscar Rocker e iniciou uma roda de leitura com o livro A bolsa amarela, de Lígia Bojunga, com alunos do quinto ano. A atividade foi conduzida por discentes do Curso de Letras do IFPR, Maria Fernanda Alves Siqueira, Nathália Rebeca Serpa da Luiz e Rodrigo da Silva Machado.
O livro A bolsa amarela recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Por meio da protagonista Raquel, explora a imaginação infantil e suas vontades reprimidas (ser menino, ser adulta e ser escritora). É uma jornada de autoconhecimento em busca da aceitação da própria identidade. Esse mesmo livro também foi trabalhado pela discente Ana Caroline Martins Ramos na Escola Nossa Senhora de Fátima.
Nessa mesma escola, a discente Amanda de Fátima Reis Nascimento também desenvolveu atividades com o livro Menina bonita de laço de fita, de Ana Maria Machado. A obra desconstrói conceitos padronizados de beleza e busca promover a diversidade e a aceitação das diferenças. Após a leitura coletiva do livro, os alunos do quinto ano foram convidados a confeccionar personagens com traços de si próprios e de colegas que consideravam mais bonitos.
No dia 28 de novembro, o Clube da Leitura percorreu outras escolas municipais com outras atividades literárias. No período da manhã, os discentes Diego de Almeida da Silva e Maria de Fátima Campos Biezeki visitaram a Escola Senhorinha Miranda Mendes para realizar um círculo de leitura e contação de histórias com obras de Monteiro Lobato. Na semana anterior, os alunos escolheram uma obra do escritor para fazer a leitura do livro em casa. Durante o círculo de leitura, os alunos contaram a história do livro escolhido aos demais colegas como forma de inspirar e incentivar a leitura de outras obras do escritor.
Por fim, no período da tarde, esse primeiro percurso foi encerrado com atividades de leitura na escola Nerasi Menin Calza. Os discentes Adrieli Silva Prestes, Bianca Fhynbeen Pereira, Karlyanne Gabriely Teixeira e Jorge Rodrigues realizaram a leitura do livro Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado. Com uma narrativa bastante fantasiosa, o livro explora a amizade imaginária de Isabel com sua bisavó a partir de uma fotografia antiga, além de projeções imaginárias com sua futura bisneta, misturando passado, presente e futuro.
Com essas atividades e outras que ainda serão realizadas até o final do ano, o Curso de Letras do IFPR e o Ponto de Cultura “Clube da Leitura” prestam sua contribuição para a melhoria da educação de nosso município. Os índices educacionais do IDEB divulgados recentemente mostraram que a cidade de Palmas-PR está na última posição entre os 42 municípios do Sudoeste do Paraná e ocupa também uma das últimas posições em nível estadual, ficando na posição 384 entre os 399 municípios paranaenses. Transformar essa realidade é demanda urgente e necessária. Afinal, ler é um ato político, que não apenas aperfeiçoa o pensamento crítico, como também confere autonomia e independência ao indivíduo. Quem lê entende o mundo por conta própria e não se torna refém do poder de quem lucra com a ignorância. Portanto, ler é um gesto de construção da própria liberdade!
Prof. Dr. Jaison Luís Crestani
Docente do Curso de Letras do IFPR
Coordenador do Ponto de Cultura “Clube da Leitura”















