CURSO DE LETRAS DO IFPR OFERTA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA MULHERES MIL

0
4

Em setembro de 2025, o Curso de Letras do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, deu início a uma importante proposta de formação continuada junto à comunidade palmense: o curso de Língua Portuguesa vinculado ao programa Mulheres Mil.
O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de ofertar cursos de formação continuada para mulheres em situação de vulnerabilidade social com o intuito de oferecer condições para uma transformação humana, social e profissional dessas mulheres.
Com um enfoque voltado ao aperfeiçoamento das técnicas de leitura, interpretação e produção textual, essa iniciativa almeja viabilizar o acesso dessas mulheres ao ensino superior. O público é formado principalmente por meninas em fase de conclusão do ensino médio das escolas públicas da cidade de Palmas, e também por mulheres já formadas no ensino médio ou no ensino fundamental que desejam retomar seus estudos ou buscar novas oportunidades de trabalho, participar de concursos públicos e outras possibilidades que exigem um bom uso da linguagem e da comunicação.
Assim, o nosso curso busca preparar essas mulheres para alcançar um bom desempenho nas provas do Enem, vestibulares, concursos públicos, ao mesmo tempo em que também contribui com as demandas escolares, melhorando o desempenho dessas alunas nas provas do Saeb e na própria conclusão do ensino médio nas escolas em que estão inseridas.
Com uma duração de 160 horas, o curso está sendo ofertado nas terças, quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h no Colégio Estadual Dom Carlos. Essa parceria com a direção do colégio, que gentilmente ofertou o espaço e a estrutura da escola para a realização do curso, facilitou o acesso do público por se tratar de uma escola bem centralizada da cidade, além de fortalecer as relações entre o Instituto Federal e a comunidade local.
O curso conta com mais de 30 alunas inscritas e dispõe de um subsídio, em forma de bolsa, que proporcionará um auxílio financeiro de cerca de mil reais para as vinte primeiras classificadas no processo seletivo. Essas vinte alunas foram selecionadas a partir do critério de maior índice de vulnerabilidade social. No entanto, as demais inscritas, que não foram contempladas inicialmente com essa bolsa, poderão fazer igualmente a sua formação de forma gratuita, o que certamente fará muita diferença na vida dessas meninas e mulheres.
O curso é supervisionado por mim, Prof. Jaison Luís Crestani, e conta também com a contribuição dos professores Lucas Sidnei Carniel e Pedro Lucas de Castro de Souza, do Colegiado de Letras do IFPR. No dia 15 de setembro, foi realizada a aula inaugural, que contou com a presença dos três diretores do IFPR: a Profa. Graciela Cabreira Gehlen, diretora geral, o Prof. Wilian Padilha, diretor de ensino, e o Prof. Renato Koch Colomby, diretor de pesquisa e extensão.
Esta já é a nossa segunda edição do curso de Língua Portuguesa vinculado ao Programa Mulheres Mil e, pela experiência da edição passada, pode-se afirmar, com plena convicção, que será um curso transformador para a vida dessas mulheres. Afinal, quase todas as participantes da edição passada hoje estão cursando o ensino superior, seja no IFPR ou em instituições universitárias de outras cidades. Portanto, esta é mais uma iniciativa do IFPR de levar à comunidade local uma formação humana e profissional gratuita e de qualidade, visando à transformação social da nossa cidade e da nossa região.

Jaison Luís Crestani
Docente do Colegiado de Letras
Supervisor do Curso de Língua Portuguesa do Programa Mulheres Mil