PNAB, Dia dos Pais, Batalha de Rimas, Sete de Setembro, Semana Farroupilha,
Projetos Comunitários na Praça, Gincana da Independência, ExpoCultura, Festival Pé Vermelho e Caravanas Natalinas prometem regar o semestre com muita cultura, arte e diversão.
A exemplo do primeiro semestre de 2025, a equipe do Departamento da Cultura está preparando um calendário recheado para o segundo semestre, com inúmeros eventos. Além de ser o setor da prefeitura que mais economizou no primeiro semestre, promessas de apoios parlamentares acendem as luzes para a garantia do financiamento a grandes eventos. Também é no segundo semestre que o Município irá receber o pagamento do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, para o qual está sendo esperado o valor de R$ 382 mil. Para o dia 10 de agosto, está se planejando um domingo em homenagem ao Dia dos Pais, a se realizar no Parque da Gruta. Ainda em agosto, dia 23, acontecerá no Parque da Gruta uma batalha de rimas. Também o Departamento da Cultura planeja junto com a Secretaria da Educação o desfile de Sete de Setembro, em que está no cronograma um concurso de fanfarras. Além disso, o público tradicionalista pode esperar uma semana recheada de eventos em setembro, afinal, as tradições gauchescas vivem no dia 20 de Setembro, dia da Revolução Farroupilha. É em setembro, 13, que também a Cultura fará em parceria com o curso de Administração do IFPR, as comitivas culturais na Praça Bom Jesus. Já no dia 14 vai acontecer o retorno da Gincana da Independência, na Praça Bom Jesus, em que o Departamento da Cultura também será parceiro do Villa Chopp e Focco. Em outubro a cidade será “invadida” pelo Sudoeste paranaense, em que a maioria dos municípios participarão da ExpoCultura, em que Palmas irá sediar. Também em outubro acontecerá o tradicional Festival Pé Vermelho, com shows da banda Nenhum de Nós e da dupla Renan e Raí. Já em novembro e dezembro, iniciam as atividades alusivas ao Natal, com as caravanas natalinas, compostas pelos premiados da Política Nacional Aldir Blanc, que ainda em setembro irá receber o repasse do segundo ciclo, no valor de R$ 382 mil, valor este garantido pelo cumprimento de metas no primeiro semestre. Para o diretor do departamento da Cultura, Rodrigo Kohl Ribeiro, o apoio do prefeito Daniel Langaro e do vice Lagarto são fundamentais para a garantia das ações culturais no ano. “Temos uma equipe essencial, desde nosso chefe de divisão de eventos, Eneori Brasil até a equipe ação cultural, todos dispostos a fazer uma grande gestão cultural no governo Daniel e Lagarto”, finaliza.
Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo WhatsApp 46 98820-4604.