Com a chegada do verão, cresce também a necessidade de redobrarmos a atenção com a saúde da pele. É por isso que, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça em todo o país a campanha Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de pele.
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.
A hereditariedade, características da pele e a exposição à radiação ultravioleta do sol são os principais fatores para o desenvolvimento do câncer de pele. A exposição excessiva e desprotegida ao sol ao longo da vida, algo muito comum em um país tropical como o nosso, pode ser prevenível. É justamente aí que a informação faz toda a diferença: muitos casos poderiam ser evitados com hábitos simples, diários e acessíveis.
Usar protetor solar todos os dias, reaplicar ao longo do dia, proteger-se com chapéus, óculos, roupas adequadas e buscar a sombra nos horários de maior intensidade solar são atitudes que reduzem significativamente o risco de desenvolver a doença. Para crianças e idosos, essa proteção é ainda mais importante, já que a pele é naturalmente mais sensível. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade.
Observe as manchinhas e pintas, fazendo o autoexame da pele. Manchas que mudam de cor ou tamanho, feridas que não cicatrizam, sinais irregulares ou que coçam merecem atenção. Ao identificar qualquer alteração, procurar um dermatologista rapidamente pode acelerar o diagnóstico e tornar o tratamento mais simples e eficaz.
Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo, pode antecipar o seu diagnóstico.
O Dezembro Laranja não é apenas uma campanha: é um convite para que cada pessoa cuide de si mesma com responsabilidade e constância.
Cuidar da pele é um ato de prevenção, autocuidado e saúde. E quando falamos em câncer de pele, informação salva vidas.
Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074
Sala 103 – Palmas – Paraná













