20.6 C
Palmas
domingo,15 fevereiro,2026
Início cidades Em agenda institucional no Paraná, presidente do STJ destaca papel da magistratura...

Em agenda institucional no Paraná, presidente do STJ destaca papel da magistratura no fortalecimento da cidadania

0
15

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, cumpriu extensa agenda institucional em Curitiba, nesta última terça-feira (12),
enfatizando o papel da magistratura no fortalecimento da cidadania.

Em conversa no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Martins lembrou que um poder Judiciário autônomo, eficiente e com magistrados valorizados é uma condição indispensável para uma democracia plena. ​​​​​​​​​

Justiça em tempo adequado e razoável

Quanto ao tema celeridade na Justiça, o presidente do STJ comentou sobre a tramitação da PEC da Relevância somada ao respeito aos precedentes qualificados, como dois exemplos de esforços para construir uma Justiça mais rápida e de melhor qualidade.

Humberto Martins destacou que os juízes devem ter valores cristãos para exercer com sucesso a magistratura. “É preciso fé, amor e esperança. O papel do juiz é, diariamente, resolver conflitos e restaurar a pacificação entre as pessoas”.

Ainda durante as agendas com o Executivo e o Legislativo paranaense, Martins destacou que a retomada da atividade econômica, em um momento pós-pandemia, exigirá o esforço de todos na sociedade, incluindo sinergia entre os três poderes, o Ministério Público e a OAB.

Destacou por fim que: “Os juízes têm que estar cada dia mais próximos do cidadão, eles não podem estar isolados, têm que conviver com a sociedade, com a jurisdição, ouvindo as partes. É isso que chamamos de gestão participativa, onde se ouve, onde se dialoga, onde se decide com senso de sensibilidade. A justiça tem que ser exercida com humildade, prudência e sabedoria, e uma gestão participativa é uma gestão que está com eficiência, mas, sobretudo, voltada aos interesses do bem comum”, comentou o ministro. E finalizou: “Quando um cai, o outro levanta, por isso da importância do presencial”.

Fonte: Assessoria Imprensa