João Pimenta

0
17

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe

É a primeira vez que Bolsonaro é denunciado criminalmente perante o Supremo TRIBUNAL FEDERAL.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por envolvimento numa trama golpista apontada pela Polícia Federal.
(Fonte: CNN)

Estava hoje escutando o Jornal da Mercosul, feito por Denian Couto. Ele conta que do ponto de vista do Direito, a denúncia é quando o MP ingressa na justiça com uma ação contra alguém, pedindo a condenação. Esta denúncia, se aceita pelo STF, será instaurada a abertura de um processo criminal contra o ex presidente. Segundo Denian Couto força-se a barra. “Mas nem de longe o problema do Bolsonaro é ser denunciado criminalmente. O problema é que quem vai julgar é o STF. O cenário que se avizinha é muito complicado e não tem o que fazer. Porque no caso desse crime o juízo é direto no STF. É quem julga. A situação é bastante complicada. Que sirva de alerta e advertência”, indaga. Segundo Couto, denúncia no ano pré eleitoral é pior que em ano eleitoral, porque entre um ano e outro o acusado sangra o ano inteiro. “Você desgasta a pessoa, condena ou até prende”, afirma, dizendo que juridicamente existe chance de prisão. “No caso do ex presidente Bolsonaro, a pena parte do mínimo e como existe um concurso de crimes, somando as penas mínimas, ultrapassa oito anos. Ainda que seja condenado à pena mínima para cada um dos crimes, está tudo desenhado e claro para levar Bolsonaro à prisão”, esclarece. O jornalista explica que uma denúncia e processo leva a julgamento até o ano que vem. Uma orquestra tocando nesse sistema a que assistimos? Ele avalia que há um ano e meio da eleição chega em um momento ruim também na popularidade de Lula, que enfrenta a menor aprovação desde que foi presidente pela primeira vez. “Com 24%, a situação econômica o coloca ladeira abaixo. A causa é econômica. E também derruba o discurso do PT, que não coopta mais as pessoas, que entendem que o debate não coloca comida à mesa. Denian Couto afirma que Lula e Bolsonaro cometeram os mesmos erros. “Bolsonaro discutia porte de armas e agora Lula está em uma discussão de 8 de janeiro e volta-se para isso. Pode ser um grande tiro no pé”, salienta Denian Couto. Portanto há um tabuleiro misturado e vamos acompanhar este jogo para saber se algum peão se torna a verdadeira rainha.

Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo WhatsApp 46 98820-4604.