O melasma é uma condição crônica da pele que causa manchas escuras e persistentes, principalmente no rosto. Hoje vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o melasma.
O melasma pode ser causado pelo sol. Verdade.
A exposição ao sol é um dos principais fatores que desencadeiam ou agravam o melasma. Por isso, é muito importante o uso diário de protetor solar.
Melasma só afeta as mulheres. Mito.
Embora mais comum nas mulheres, 10% dos casos de melasma ocorrem no sexo masculino.
O melasma pode piorar com o uso de anticoncepcionais. Verdade.
O melasma pode piorar com fatores hormonais. Isso inclui o uso de anticoncepcionais hormonais, gestação, doenças hormonais e menopausa. Se você tem melasma converse com o ginecologista sobre a possibilidade de trocar o método contraceptivo por outro que não impacte tanto na pigmentação da pele.
Melasma já possui cura definitiva. Mito.
Embora não tenhamos até o momento uma cura definitiva para o melasma existem tratamentos que podem clarear as manchas e melhorar a aparência da pele, devolvendo a autoestima aos portadores desta condição.
Não há como prevenir o melasma. Mito.
Existem medidas que podem reduzir o risco de desenvolver ou agravar as manchas. As principais são: uso diário de protetor solar, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; usar chapéus, óculos de sol e roupas que protejam a pele; evitar o uso de cosméticos que irritem a pele; evitar procedimentos na pele muito agressivos sem acompanhamento médico, consultar um dermatologista regularmente.
Existe tratamento para o Melasma. Verdade.
Extinguir completamente a mancha é muito difícil e os tratamentos tem como objetivo o clareamento e controle da pigmentação. Os tratamentos incluem cremes clareadores, peelings químicos, microagulhamento e laser – todos estes extremamente personalizados e orientados por um dermatologista, que irá avaliar o tipo e a extensão do melasma, e indicará o método mais adequado para cada caso.
Lembre-se: melasma é uma condição benigna, que não traz riscos à saúde, mas que afeta a autoestima de quem o tem. Acolha as pessoas que possuem esta condição.
Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074
Sala 103 – Palmas – Paraná