O Clube da Leitura é uma iniciativa do Curso de Letras do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, que desenvolve atividades de extensão na comunidade local. Suas ações acontecem principalmente no Centro de Abrigo Municipal de Palmas onde são acolhidas as crianças e adolescentes que, por motivos diversos, estão em situação de risco pessoal, social ou de abandono. O Clube da Leitura, portanto, atua no sentido de proporcionar um espaço de troca e conexão por meio de leituras compartilhadas e coletivas para esse público em situação de vulnerabilidade social e familiar.
Recentemente, por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, fomentados pelo Departamento de Cultura e pela Prefeitura Municipal de Palmas, o Clube da Leitura foi contemplado com recursos para a sua execução e foi elevado à categoria de Ponto de Cultura. Os pontos de cultura buscam democratizar o acesso às mais diversas formas de expressão cultural, promovendo atividades formativas na comunidade por meio de oficinas e eventos artísticos.
Uma das atividades realizadas recentemente pelo Clube da Leitura foi o projeto “Olhos nos livros e não nas telas”, desenvolvido pela discente do Curso de Letras Andressa Vitória Catusso. A atividade fundamentou-se na prática da leitura coletiva e compartilhada com o livro A menina da cabeça quadrada, de Emília Nuñez (2017). O objetivo principal da atividade foi sensibilizar as crianças em relação aos malefícios do uso excessivo de telas na infância. Com uma linguagem lúdica e descontraída, o livro conta a história de Cecília, uma menina que, em certo dia, acorda com a cabeça quadrada em função do uso excessivo de telas. Ao ser levada ao médico, Cecília descobre que está acontecendo uma verdadeira epidemia, com muitas crianças com cabeça quadrada. Para resolver a situação, a menina busca a ajuda de sua avó, que a aconselha a se envolver mais com brincadeiras tradicionais e “redondas”, como brincar de bola, peão e ciranda, com os amigos e com a família, afastando-se assim das telas e dispositivos eletrônicos. Assim, Cecília organiza com seus amigos uma ciranda e todas as crianças voltam a ter suas cabeças redondas.
Após a leitura coletiva e compartilhada, as crianças foram convidadas a brincar de ciranda e de dança da cadeira. Todas se divertiram muito com a brincadeira, resgatando assim a importância de formas mais interativas de recreação.
As atividades desenvolvidas possibilitaram uma experiência de contato com o livro, contribuindo para a formação do gosto pela leitura e para o letramento literário. Além disso, destacou-se também a importância da brincadeira, do estímulo à imaginação e da interação social para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. Essa iniciativa, em parceria com o Ponto de Cultura, o Centro de Abrigo Municipal e o Departamento da Cultura, perfaz a importante missão do IFPR de levar à comunidade local uma formação humana e profissional, gratuita e de qualidade, visando à transformação social da nossa cidade e da nossa região.
Andressa Vitória Catusso
Discente do Curso de Letras do IFPR
Jaison Luís Crestani
Professor do Curso de Letras
Coordenador do Ponto de Cultura “Clube da Leitura”