O livro O Cruzeiro e a reinvenção de Machado de Assis é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada pelo Prof. Jaison Luís Crestani, junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo. A pesquisa desenvolvida analisa a atuação de Machado de Assis como homem de imprensa e investiga a sua interação dinâmica com a conjuntura editorial do periódico O Cruzeiro, o que teria resultado em experimentações e transformações decisivas para a sua escrita.
Inicialmente, analisa-se o perfil editorial do jornal O Cruzeiro, lançado em 1878 no Rio de Janeiro, com uma proposta jornalística expressivamente progressista e isenta de especulações materialistas e interesses partidários. Contudo, posteriormente, o jornal firmaria sociedade com políticos reacionários e passaria a “defender abertamente as ideias escravocratas” em troca das subvenções, o que resultou em uma “debandada” geral de colaboradores alinhados aos ideais abolicionistas, entre eles Machado de Assis.
Na sequência, o livro analisa os impasses criativos que se impuseram ao escritor nesse período e as experimentações criativas que foram exploradas pelo autor nas colunas do jornal O Cruzeiro, com o intuito de delinear uma nova elocução artística que se tornaria um referencial emblemático das grandes obras da maturidade do escritor. Portanto, ao longo de suas 546 páginas, o livro demonstra que as produções literárias publicadas por Machado de Assis nas páginas do jornal O Cruzeiro representam um processo consciente e deliberado do escritor de reinventar-se a si mesmo por meio da sua literatura.
O livro conta também com o primoroso trabalho artístico da discente do Curso de Letras do IFPR, Helen Luiza Corá, que, com seu talento, elaborou a arte da capa, que buscou estampar esse processo de reinvenção do escritor.
A publicação do livro foi contemplada pelos editais da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – que concedeu o recurso necessário para a sua edição e publicação pela editora Diálogo Freiriano. Nesse sentido, cumpre registrar o importante trabalho de fomento às atividades artísticas e culturais que vem sendo promovido pela Prefeitura Municipal e, mais especificamente, pelo Departamento de Cultura, sob o comando do Diretor Rodrigo Kohl Ribeiro.
O autor, Jaison Crestani, convida a comunidade palmense a prestigiar o lançamento do livro e conhecer um pouco mais a ficção de Machado de Assis, que é considerado o maior expoente da literatura brasileira. O lançamento acontecerá neste sábado, dia 15 de novembro de 2025, no Centro Cultural da cidade de Palmas, a partir das 19h30.
Prof. Dr. Jaison Luís Crestani
Docente do Colegiado de Letras do IFPR, Campus Palmas













