No dia 30 de outubro, ocorreu a Banca de Defesa de Tese de Doutorado do professor Lucas Sidnei Carniel, que integra o Colegiado de Letras do IFPR, Campus Palmas. A banca de defesa de tese é uma avaliação pública e formal que corresponde à etapa final do curso de doutoramento, em que o candidato expõe os resultados de sua pesquisa, sendo avaliado por uma banca de especialistas da área. Após a apreciação e questionamentos dos membros da banca, o candidato faz a sua arguição, defendendo seus argumentos e demonstrando domínio sobre o tema da pesquisa.
A pesquisa de Lucas Carniel, intitulada Poéticas da redemocratização: o romance Os bêbados e os Sonâmbulos, de Bernardo Carvalho, como instrumento de descoberta e interpretação da ditadura, desenvolveu uma investigação analítico-interpretativa sobre o romance Os bêbados e os sonâmbulos, publicado em 1996, pelo ficcionista Bernardo Carvalho. A obra analisada representa figurativamente o período histórico da última ditadura militar brasileira (1964-1985). Nesse âmbito, o protagonista do romance, um soldado do Exército chamado Guilherme, ao receber um diagnóstico de câncer, busca compreender sua trajetória pessoal e os dilemas éticos e políticos vividos pela sua geração.
A análise apresentada pelo Prof. Carniel argumenta que o romance Os bêbados e os sonâmbulos enseja uma leitura metafórica do Brasil pós-ditadura e explora as tensões entre memória individual e coletiva, problematizando assim o processo de redemocratização e as dificuldades de superação do legado autoritário.
Orientada pela Profa. Dra. Valdeci Batista de Melo Oliveira e pelo Prof. Dr. Lucas André Berno Kölln, a tese defendida junto à Unioste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Campus Cascavel, foi avaliada muito positivamente pela banca de especialistas, que indicaram o trabalho para publicação e para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2025, considerado popularmente como o “Óscar da Ciência Brasileira”.
Com a ampliação de sua qualificação acadêmica e profissional, o Curso de Letras do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, aperfeiçoa ainda mais a oferta de um ensino gratuito e de qualidade, com todo o seu corpo docente formado por mestres e doutores.
Prof. Dr. Jaison Luís Crestani
Docente do Colegiado de Letras do IFPR, Campus Palmas













