SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO (SIPAT) PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE COMPENSADOS SUDATI

0
421

Durante os dias 22 a 27 de abril de 2024, a Indústria de Compensados Sudati proporcionou um evento voltado para a saúde e segurança no trabalho com o tema: O teu bem estar mental contribuirá para o teu sucesso profissional. Saúde não é somente a ausência de doenças. A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), com o apoio do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
O evento contou com diálogos diários de segurança, conduzidos pelos técnicos de segurança do trabalho, que enfatizaram a Importância do Fator Humano no trabalho. Além disso, palestra ministrada pela psicóloga Melannie Bembem Mendes, abordou os Riscos Psicossociais – Saúde Mental no Trabalho. No café treinamento o desenvolvimento ficou por conta da enfermeira Larissa Byanca da Silva, explanando sobre a saúde mental no trabalho. Na tarde da saúde, foram realizados testes rápidos nos funcionários pelos técnicos de enfermagem Pedro Paulo da Cruz e Silmar Otovicz. Além disso, o psicólogo Ricardo Dall Asta fez uma abordagem individual com os funcionários também tratando sobre saúde mental no trabalho, enquanto o optometrista Alisson Oliveira demonstrou a importância da saúde ocular para o bem-estar geral dos trabalhadores.
Os funcionários da empresa puderam participar das dinâmicas como a quantidade de EPIs no frasco, o concurso de frases, desenvolvendo a criatividade dos funcionários e a exposição do túnel da prevenção, onde foi abordado a evolução da segurança com o passar dos anos.
A parte culminante do evento contou com a palestra sobre a importância da saúde mental no trabalho, onde a palestra abordou os riscos psicossociais, a saúde mental e sua importância no ambiente de trabalho, riscos psicossociais, impactos na saúde mental, fatores de risco e estratégias de prevenção e intervenção, onde os funcionários puderam participar recebendo uma abordagem voltada para a saúde mental e o que isso reflete em sua qualidade de vida. O grupo instrumental organizado pelos professores Michel e Gerson: a Indústria movendo a música transmitiu através da música mensagens que proporcionaram harmonia complementando o tema geral da SIPAT e o que foi tratado na palestra.
O encerramento da SIPAT contou com a tradicional gincana. Onde os funcionários constituíram equipes e desenvolveram atividades: campanha do alimento 2024, jogo do EPI, torta na cara com perguntas relacionadas com segurança do trabalho. Ainda nessa tarde os participantes degustaram um delicioso lanche e puderam participar do sorteio de vários brindes, patrocinados pela Sudati e contou com as parceiras: Relojoaria Aliança, Ótica boa vista, Cinelândia, Ponto Quente, Leve Calçados, Lava car do bolinha, Loja Naty confecções, Loja top 60, Loja tok lar, Maq serv, Idaza, A Barateira, Oriente, Brutus Burguer, Farmácias Brava, Farmácia Ultra Descontão, Farmácia Salute, Mercado União, Mecauto, Loja T&A Presentes. Essas empresas forneceram brindes que foram sorteados aos funcionários.