AÇÕES DO COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS DURANTE AS AULAS REMOTAS

0
11

O que são aulas remotas?


O que são aulas remotas ou ensino remoto? “A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Grosso modo, isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um de diferentes localidades…”.
As aulas remotas estão sendo realizadas em virtude do isolamento social. A pandemia COVID-19 “pegou” a comunidade escolar de surpresa e desde março de 2020 professores, alunos, familiares, funcionários, equipe gestora e as mantenedoras das instituições de ensino tem se organizado de maneira a encaminhar o processo de ensino e aprendizagem da melhor forma possível.


Entendemos que a mediação do professor em relação a aprendizagem do aluno é indispensável. O professor trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
O momento que estamos vivendo nos leva a pensar e fazer diferente do que vínhamos fazendo até então. A mediação não está sendo eficaz como deveria, pois, nem todos os alunos tem o mesmo acesso as aulas remotas e muitos que possuem acesso não adquiriram a cultura de estabelecer uma verdadeira conexão com as aulas remotas. As queixas de que os alunos não tem internet, equipamentos e as ferramentas disponíveis para acessar as aulas remotas são contínuas. Outros tantos alunos procuram atividades impressas, porém, essas não contemplam todos os conteúdos que estão disponíveis na configuração online.


Fala-se em um “novo normal”, mas, que novo normal é esse? Fala-se em “reinventar-se”, mas como? A área educacional, assim como tantos outros setores está sofrendo muito com a pandemia e é certo que defasagens na aprendizagem irão ocorrer. Perante a necessidade resultante de um dos momentos mais complexos da história mundial (pandemia do coronavírus – Covid-19) o momento exige nova postura por parte de todos. A flexibilidade diante do novo exige adaptações e habilidades tecnológicas, nem todos estão preparados. As dificuldades são grandes e os velhos paradigmas estão sendo substituídos por novos, mas, a que custo?
O momento está exigindo muito mais do que podemos oferecer e também exigir. Não fomos preparados para mudanças tão imediatas e nem sempre temos a disposição os recursos necessários para desenvolvermos outras competências como autogestão, organização e reorganização, planejamento, iniciativa e solidariedade, principalmente em relação aos alunos e famílias que procuram a escola diariamente com queixas de que não conseguem participar ativa e efetivamente do processo de ensino e aprendizagem vigente.
Acreditamos que todos os esforços estão sendo empreendidos por todos, mas a caminhada é lenta e as mudanças exigem cautela.
Aos alunos sugerimos: não esmoreçam, acreditem no seu potencial e não percam as oportunidades para colocar em prática habilidades e competências que estão sendo despertadas.


Aos familiares sugerimos e pedimos: vamos trabalhar juntos.
Aos professores e funcionários solicitamos: paciência e persistência para que possamos vencer as adversidades do momento.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES e juntos haveremos de vencer todos os desafios.

O COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS LEMBRA DO(A) TRABALHADOR(A)

Aproveitamos a oportunidade para desejar um FELIZ DIA DO TRABALHADOR. Seja qual for o seu labor, com certeza, sua ação junto a sociedade faz a diferença. 
  “É pelo trabalho que se constrói e se transforma o mundo, a vida, a humanidade. Pelo labor se escravizou; mas, pelo labor se libertou. Pelo labor surgiu divisão; mas, pelo labor surge cooperação. Pelo labor há subordinação; mas, pelo labor concretiza-se a independência de homens e mulheres. No dia 1º de maio, quando comemora-se o Dia do Trabalhador, mais que o dia internacional do trabalho e dos trabalhadores, é um dia de celebração da dignidade merecida pelo(a)s honroso(a)s servidor(a)s que dão sentido à existência com o suor da pele. Parabéns, trabalhador! Parabéns, trabalhadora! Que vosso valor seja reconhecido não pelo preço que lhe remuneram, e sim pelo compromisso assumido e pelo peso da responsabilidade social que carregam no ministério do ofício”. (https://oabilheus.org.br/01-de-maio-homenagem-ao-dia-do-trabalhador/)

Imagens:https://www.google.com/search?q=IMAGEM+DE+ALUNOS+EM+AULAS+REMOTAS&tbm=isch&ved=2ahUKEwjvtvbd657wAhWzNbkGHRW0DXAQ2-cCegQIABAA&oq

https://www.google.com/search?q=IMAGEM+DE+ALUNOS+EM+AULAS+REMOTAS&tbm=isch&ved=2ahUKEwjvtvbd657wAhWzNbkGHRW0DXAQ2-cCegQIABAA&oq

https://www.google.com/search?q=aulas+remotas+o+que+%C3%A9&sxsrf=ALeKk01OvuA7XEb2M35M4vmJjEXs3n3-xQ:1619554377037&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjPs9manp_wAhXIF7kGHScFB3wQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=657#imgrc=DmQBNnrhgQz1vM

https://www.google.com/search?q=dia+do+trabalhador&tbm=isch&ved=2ahUKEwjn9tCcnp_wAhWRupUCHR9cC70Q2-cCegQIABAA&oq=dia+do+trabalhador&gs

Fonte: Direção do Colégio Estadual Dom Carlos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here