Afinal, para que serve a sua pele?

0
21

A pele é o órgão que reveste todo o nosso corpo nos protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, agentes físicos e fatores ambientais.

Você sabia que a pele é formada por várias estruturas? Como podemos observar na figura, a pele é formada por camadas bem unidas chamadas de epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes e cada uma possui características e funções diferentes. Vou lhe contar à seguir um pouco sobre cada uma delas:

– Epiderme

É a camada mais externa da pele, que podemos observar a olho nu. Sua principal função é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra agressões externas, dificultando a perda de água e a entrada de substâncias e de microorganismos. Na epiderme também encontramos os melanócitos (células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele). É nesta camada também que se originam os anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

-Derme

É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, responsáveis pelo tônus, elasticidade e equilíbrio da pele. Esta região também é formada por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas que recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro. Estes estímulos geram sensações como dor, frio, calor, pressão, vibração e cócegas. Na derme também encontramos os folículos pilosos, as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor).

– Hipoderme

É a camada mais profunda, formada basicamente por células de gordura. Sua espessura é variável, de acordo com a constituição física de cada pessoa. É a hipoderme que une as estruturas da pele ao resto do seu corpo. Além disso, mantém a temperatura e acumula energia para o desempenho das funções vitais.

A pele também faz parte da imagem de cada indivíduo e desempenha um importante papel social. Ela é o nosso cartão de visitas e, por isso, mantê-la saudável ajuda positivamente na nossa auto estima.

Gostou de conhecer mais sobre a sua pele? Nas próximas publicações, conversaremos mais sobre dicas, curiosidades e cuidados com esta parte tão importante do nosso corpo.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná