Agentes de Saúde e de Endemias de CDS recebem treinamento sobre prevenção e combate à dengue

0
6
 O Departamento Municipal de Saúde, preocupado com o grande número de casos de dengue em todo o Estado do Paraná, realizou no último dia 28 de julho, um treinamento sobre prevenção e combate à dengue com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. A capacitação foi realizada pelo Biólogo da 7ª Regional de Saúde, Miguel Rotelok Neto. 

Com a aproximação do verão aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aeds Aegypti, que é o transmissor do vírus da dengue, pois com a elevação das temperaturas e as chuvas aumentam os locais com a presença de água parada, os quais podem se tornar criadouros do mosquito. Se nos locais que se enchem de água já existirem ovos do Aedes Aegypti, eles ficam novamente ativos, evoluindo para o estágio de larvas, que se transformarão em mosquitos. O calor acelera o ciclo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias, contribuindo para aumentar a sua população.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, Coronel Domingos Soares até o momento é considerado como não infestado pelo mosquito Aeds Aegypti, porém está em alerta, pois já foram identificadas larvas do mosquito, o que faz com que aumente a preocupação de que num futuro próximo o município possa ser considerados infestado, aumentando assim o número de casos de dengue no município. Para que isso não ocorra é necessário unir esforços entre o poder público e sociedade civil, cada um fazendo a sua parte com responsabilidade.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here