Agricultura de CDS busca a qualidade nos atendimentos

0
7

O município de Coronel Domingos Soares é conhecido pela sua vasta área rural, onde do pequeno ao grande produtor vive ou tira sua renda para o dia a dia. Nesse contexto, merece destaque a agricultura familiar, setor que receberá ainda mais atenção do governo domingosoarense, que pretende levar cada vez mais qualidade e agilidade nos atendimentos, com equipe técnica especializada, prestando o auxílio necessário para diminuir e sanar os problemas enfrentados.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Clóvis Silveira dos Santos, muitas foram as atividades desenvolvidas ao longo dos primeiros 100 dias da atual gestão, como a limpeza de silos, apoio ao corte de silagem, limpeza e melhorias em áreas de lavouras, abertura de bebedouros para enfrentar a estiagem, auxílio na distribuição de calcário, ajuda no plantio de pastagens de inverno, apoio à Aprocel com o transporte (para recolher os produtos e para distribuição), acompanhamento de reprodutores com emissão de notas fiscais e controle de baixa, abastecimento de nitrogênio e sêmen, apoio veterinário, conserto e readequação de estradas e bueiros, roçadas, terraplenagens e aberturas de fossas sépticas, tanto no interior como na cidade entre outras.

“Na medida do possível nós estamos atendendo os nossos produtores domingosoarenses, com serviços de qualidade, e queremos melhorar cada vez mais, porque a agricultura é a base da nossa economia, é de lá que saem os alimentos que consumimos. Praticamente tudo gira em torno da agricultura e da pecuária, seja familiar ou de grande porte”, comenta o diretor. Segundo informações referentes a 2019 do Departamento de Economia Rural – DERAL, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, o Valor Bruto da Produção – VBP em Coronel Domingos Soares no período foi de R$ 187.568.053,22.

Conforme o prefeito Jandir Bandiera, a meta é ampliar os investimentos e a atenção ao agronegócio em Coronel Domingos Soares, desenvolvendo, além das culturas tradicionais, setores como a piscicultura, suinocultura, apicultura e hortifruticultura, por exemplo. “Quase todas as propriedades rurais têm açudes ou tanques, só falta exploramos esse potencial, dar mais incentivos, apoio. A criação de suínos também é algo que vamos incentivar. Precisamos diversificar as opções, o que é produzido aqui, porque isso vai gerar benefícios não só para os produtores, mas para o município como um todo”, destaca Bandiera.

Portanto, agricultura e pecuária em Coronel Domingos Soares receberão atenção, investimentos e incentivos nos próximos quatro anos, indo ao encontro dos anseios dos produtores locais e do plano de ação do governo municipal.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here