Avança a construção da Arena Multiuso do Bairro São Francisco em Pato Branco

0
139

No Bairro São Francisco, avança a construção e montagem da Arena Multiuso, com recursos da Prefeitura de Pato Branco e do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte do Estado (SEET), que destinou R$ 300 mil para a estrutura, que conta com alambrados, grama sintética, arquibancadas e iluminação.

As arquibancadas são acondicionadas para transporte em dois contêineres, que, anexos à estrutura, podem ser usados como vestiários ou área de armazenamento de materiais. A Arena Multiuso possui 648 metros quadrados, cujo caráter inovador e a facilidade para a instalação são os principais diferenciais do projeto. A miniarena esportiva está sendo implantada ao lado da futura Escola Municipal e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, explica que a Prefeitura foi responsável por realizar a adequação do terreno, com terraplenagem e base. Posteriormente, as equipes da Prefeitura investirão, também, na colocação de playground, área de convivência e paisagismo, adequando o espaço com os mesmos padrões das Praças entregues pela Administração Municipal. Além disso, o terreno onde está sendo edificada a arena foi cedido pela municipalidade.

“Para Pato Branco, receber essa estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado, é um ganho muito significativo e, por isso, precisamos valorizar iniciativas como esta. No Bairro São Francisco, esperamos que a comunidade faça um bom uso dessa estrutura de esporte e lazer, sempre zelando pelo patrimônio público, pois nesse espaço poderemos envolver as crianças, com atividades lúdicas e também o público adulto, com práticas esportivas como o futebol e outras modalidades”, avalia o secretário Paulo.

Paralelamente, no Bairro Jardim Primavera, está havendo a revitalização da Praça, seguindo padrões das anteriores e que estão sendo entregues à população desde 2013. O espaço contará com academia da terceira idade, novo playground e quadra em grama sintética. Os investimentos serão de R$ 260.323,98 em recursos do Governo Federal, além do terreno, cedido pela Prefeitura.

Novas áreas para esporte e lazer

Desde 2013, o Município já realizou a revitalização, construção e entrega de 13 espaços públicos voltados ao lazer, prática esportiva, qualidade de vida e saúde – destes, cinco são praças públicas. Considerando os novos espaços públicos nos bairros São Francisco e Jardim Primavera, são 15 locais, sendo seis praças.

A primeira obra neste sentido, foi a revitalização da Praça Presidente Vargas, inaugurada em 2015. Em 2016, a população recebeu a estrutura do Largo da Liberdade, com pistas de caminhada, espaços para práticas diversas e Complexo Aquático, e a nova Praça do Bairro Santa Terezinha.

Em 2016 também houve a inauguração dos ginásios poliesportivos na comunidade de São Roque do Chopim e nos bairros São Roque e Jardim Primavera. No mesmo ano, também houve a revitalização do ginásio no bairro Novo Horizonte, que recebeu quadra sintética. Todos os locais, além de servirem para a prática esportiva das comunidades, também são utilizados para as atividades dos alunos das escolas próximas.

Ainda no mesmo ano, houve a entrega da pavimentação asfáltica da pista de caminhada, situada no entorno do Complexo Esportivo Frei Gonçalo (Patão). O local também recebeu intervenções nas quadras, com pintura e instalação de grama sintética e nova iluminação.

Em 2017, o Município entregou a Praça do Bairro Alvorada e realizou as reformas no Ginásio Dolivar Lavarda, que passou a receber jogos do Campeonato Paranaense de Futsal e Liga Nacional de Futsal.

Já em 2018, além da Praça do Bairro Planalto, o Município já entregou à população as três quadras sintéticas moduladas e o novo playground para crianças com até 6 anos de idade, junto ao Largo do Liberdade. Foi inaugurado, também, o Parque do Alvorecer – Parque Estadual Vitório Piassa, estrutura moderna e voltada à preservação ambiental, que conta com pistas de caminhada em meio às árvores e diversos espaços para convivência. Em novembro passado, a comunidade recebeu a Praça Bairro Jardim Floresta.

Fonte: Departamento de Imprensa
do Município de Pato Branco