BRINCAR É UM APRENDIZADO SÉRIO! BRINCAR É TRABALHO INFANTIL

0
39

Para demonstrar como o brincar é de fato o trabalho mais importante da infância, vou citar uma frase de Mike Huber: “O cérebro e o corpo infantil estão em uma dança contínua, os movimentos do corpo criam informações para o cérebro processar. O cérebro faz conexões neurais com base nos estímulos que o corpo mandou. O cérebro ganha o controle do corpo e o direciona para se mover com base no que aprendeu. O corpo e o cérebro se desenvolvem juntos. Um não acontece sem o outro.”
Não dá mais para acreditar que crianças pequenas passando tempo sentadas fazendo pontilhado sobre as letras do abecedário ou recortando números é o que vai dar à elas o controle motor e o amadurecimento neurológico necessário para aprender. Não faz sentido. Vai contra a natureza. Também já passou da hora de acharmos que estimular uma criança em excesso com aulinhas barulhentas e direcionadas é o que vai desenvolver seu filho. Para criar filhos, felizes e inteligentes é preciso deixar a criança brincar!Brincar é um direito da criança, além de ser de suma importância para seu desenvolvimento, e, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade. Brincar é DIFERENTE de passar atividades para a criança fazer. Brincar deve ser livre, iniciado pela criança e dirigido por ela.
Grandes mudanças ocorreram na sociedade atual nas últimas décadas. A família passou de um pai que trabalha, uma mãe que fica em casa com as crianças em uma casa grande com jardim e crianças que vão para a escola em apenas um período, tendo o restante do dia para brincar, para pai e mãe trabalhando, um apartamento pequeno e fechado e crianças desde muito novas em creches e escolas durante o dia inteiro enquanto os pais trabalham e a noite nada mais que tablets e celulares nas mãos. Se o brincar é social, a criança não brinca sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e estimulante, ou seja, a forma como o brincar é mediado pelo contexto da escola é importante para que seja de qualidade e realmente ofereça a oportunidade de diferentes aprendizagens para a criança. Tempo ao tempo!
Eles irão crescer, aprender a ler, escrever, multiplicar e a pagar boletos! E cada um no seu tempo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here