Casas da Cohapar em Cel. Domingos Soares deverão ser construídas no segundo semestre deste ano

0
78

A Cohapar anunciou nesta semana que as aguardadas 29 unidades habitacionais deverão ser construídas no segundo semestre deste ano em Coronel Domingos Soares. A notícia foi dada em reunião remota entre o prefeito Jandir Bandiera, a diretora do Departamento Municipal de Planejamento, Guacira Fávero de Mello, a diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Angélica Graeff Catapan e o chefe do escritório regional da Cohapar de União da Vitória, Orlando Senff Júnior.

“Há anos a população domingosoarense espera essas casas. Todos merecem uma moradia digna para suas famílias. Essa parceria com a Cohapar é de fundamental importância para concretizarmos esse sonho”, disse o prefeito, ressaltando que ainda este ano a prefeitura deverá apresentar à Companhia a solicitação de mais unidades habitacionais para o município, visando a suprir a demanda existente atualmente. Coronel Domingos Soares espera essas moradias há aproximadamente 10 anos.

Conforme a coordenadora regional da Cohapar em União da Vitória, Angélica Maria Kmita, o valor dessa obra está estimado em aproximadamente R$ 2.500 milhões. “Esse projeto já está autorizado, com a assinatura do contrato de 18 de fevereiro de 2021 e a ordem de serviço assinada em 10 de março de 2021. Essas casas são financiadas e destinadas a atender famílias com renda preferencialmente de 1 a 3 salários mínimos, podendo chegar a até 6 salários mínimos; as casas são financiadas e para participar do processo seletivo as famílias devem estar inscritas no cadastro on-line”, explica. Ainda de acordo com Kmita, a infraestrutura do loteamento contempla meios-fios, calçadas e asfalto. Quanto ao cadastro, o Departamento Municipal de Ação Social poderá auxiliar quem tiver dificuldades de acesso e informações. “Ficamos muito felizes da parceria da administração Bandiera e Lio com a Cohapar. Algumas pessoas já fizeram o cadastro, mas ainda dá tempo para quem não fez, e o Departamento de Ação Social fica ao dispor para auxiliar quem não conseguir realizar a inscrição”, comenta a diretora, Angélica Graeff Catapan.

Cadastro

Segundo Orlando Senff Júnior, mais de 240 pessoas já se inscreveram em Coronel Domingos Soares, porém é necessária a atualização cadastral de todos, que deve ser feita pela Internet, no site da Cohapar. O link é o https://www.sistemas.cohapar.pr.gov.br/pretendentesOnline/#B. A partir da inscrição ou atualização dos dados cadastrais, o candidato estará apto a participar dos processos seletivos de novos empreendimentos e será comunicado quando houver projetos em que esteja enquadrado no município. O aviso será enviado pelos telefones e e-mails informados no momento do cadastro. Por isso, é importante manter os dados sempre atualizados.

Com o cadastro de pretendentes, também é possível acompanhar a previsão dos próximos cadastros, verificar a lista completa de inscritos por município e a relação de documentos necessários. Todo cidadão que deseja adquirir uma casa própria em seu município através do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná – PEHIS-PR pode se cadastrar.

Critérios

Os critérios para poder ser contemplado com a moradia são: não ter financiamento habitacional no nome; não ter propriedades no nome; ter renda preferencialmente de 1 a 3 salários mínimos; ter o nome limpo; nunca ter tido financiamento habitacional em nenhum lugar do Brasil e estar inscrito no cadastro on-line no site da Cohapar. Não precisa estar inscrito em programas sociais dos governos.

Legenda da foto: Local onde serão construídas as 29 casas

Fonte: Comunicação CDS