Cel. Domingos Soares inicia emissão da Carteira de Identidade Nacional

0
13

O Município de Coronel Domingos Soares deu início, esta semana, à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (abreviatura CIN) – que agora será padrão em todo o país e terá como número principal o CPF – Cadastro de Pessoa Física, deixando de existir o conhecido RG – Registro Geral. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
De acordo com o responsável pelo setor de Identificação do Município, Sebastião Oliveira, não existe um prazo para a renovação do documento e quem emitiu recentemente o RG não precisa, necessariamente, atualizá-lo, pois terá validade até 2030. A partir desta data somente terão validade os novos documentos, ou seja, a CIN. Contudo, a emissão é gratuita, o que facilita para todos, basta levar o cartão do CPF e a Certidão de Casamento ou de Nascimento original.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR-Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: comunicacao@pmcds.pr.gov.br