Cel. Domingos Soares inicia vacinação contra a pólio

0
11

O Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares, por meio do setor de Imunização, iniciou na semana passada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite 2024, que será realizada de 24 de maio a 14 de junho, sendo que no dia 8 de junho acontece o “Dia D”. A Vacina será realizada na UBS Central todos os dias da semana e nas unidades de saúde do interior nos dias de atendimento médico, conforme cronograma disponibilizado e de ampla divulgação nas mídias sociais da Prefeitura.

A coordenadora da Imunização, enfermeira Makiéli de Moraes, informou que no município deverão ser vacinadas 486 crianças, e será utilizada a Vacina Oral Poliomielite, também chamada pela sigla VOP, além da atualização do esquema primário da vacina.

“Neste ano, a gente vai trabalhar com crianças menores de um ano para com a intenção de completar o esquema vacinal de três doses da pólio injetável para quem está com atraso, e crianças maiores de um ano e menores de cinco anos serão vacinadas indiscriminadamente com a pólio oral”, explicou Makiéli.

O município alcançou apenas 76,9%, de vacinados deste público-alvo, e no país a meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite nas 27 Unidades da Federação.

“Devido a esses dados solicitamos que pais e responsáveis procurem as UBSs no período de 24 maio a 14 de junho para vacinação das crianças menores de 5 anos. Na oportunidade a população pode aproveitar e regularizar a vacinação de toda a família”, reforçou o apelo a enfermeira.

A Sala de Vacinas da UBS Central fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Departamento de Saúde ainda fará a divulgação das atividades previstas para o “Dia D”.