CELULITE E NUTRIÇÃO: COMO A ALIMENTAÇÃO PODE CONTRIBUIR?

0
15

Seu nome científico é lipodistrofia ginoide (GLD). É caracterizada por ser um processo inflamatório de desordem estrutural e bioquímica do tecido celular , que afeta os tecidos adiposos e subcutâneos, com o acúmulo de gordura subcutânea, redução da circulação venosa e influência do hormônio sexual estrogênio que induz à retenção de líquidos.

A alimentação pode ser sim um fator agravante na prevenção da celulite.

Uma explicação simples seria que o excesso de inflamação causada pelo consumo alimentar inadequado causa a desestruturação do colágeno da pele, o que acaba por influenciar na firmeza da pele e aumento da celulite! A retenção hídrica também influencia nesse processo.

Inicialmente, a perda de peso reduz o grau de inflamação cutânea. Assim como o reganho de peso aumenta, impactando não somente o peso, mas na saúde da pele.

Embora a genética e o estilo de vida sedentário possam contribuir para o desenvolvimento da celulite, a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo:

– HIDRATAÇÃO: A água ajuda a eliminar toxinas e a melhorar a circulação, contribuindo para a redução da celulite. Ao dia, consuma 40ml de água por quilo de peso.

– Aumente o consumo de alimentos que possuem compostos antioxidantes como frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas e alguns chás como chá verde e preto. Prefira consumir frutas, vegetais e hortaliças fonte em fibras, em nutrientes antioxidantes como antocianinas, resveratrol, flavonoides, polifenóis, zinco, coenzima Q10 e vitamina A e C.

– Uma alimentação rica em alimentos processados, gorduras saturadas, excesso de sódio, aditivos, farinha refinada, açúcares, álcool e tabagismo, podem contribuir para o aumento da celulite. Esses alimentos são geralmente pobres em nutrientes e ricos em calorias vazias, o que leva ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura nas células adiposas.

– A prática regular de exercícios físicos é fundamental para reduzir a celulite. A combinação de uma dieta saudável com atividades físicas, como musculação, ciclismo ou corrida, ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a circulação sanguínea e redução de gordura. Isso resulta em uma melhora visível da celulite e em uma pele mais firme e tonificada.

Lembrem-se, que a celulite é uma característica natural do corpo e não define nossa beleza ou autoestima. Ressalto aqui a importância do tratamento multidisciplinar, junto com dermatologista, esteticista pode ser atuado no controle da celulite.

Cuidar da nossa alimentação e adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a melhorar a aparência da pele e promover uma sensação de bem-estar.