No dia 7 de novembro, na cidade Universidade Federal Fronteira Sul, da cidade de Laranjeiras do Sul, ocorreu o Encontro dos Pontos de Cultura do Sudoeste do Paraná. O evento foi organizado e conduzido por Ricardo Callegari, coordenador geral do Pontão de Cultura do Sudoeste paranaense.
O encontro dos Pontos de Cultura foi organizado em duas ocasiões diferentes: um primeiro grupo se reuniu em Francisco Beltrão, no dia 1 de novembro; e um segundo grupo reuniu-se em Laranjeiras do Sul no dia 7 de novembro. Nessa ocasião, como coordenador do Ponto de Cultura Clube da Leitura, e a pedido do Diretor de Cultura, Rodrigo Kohl Ribeiro, representei o Departamento de Cultura e os demais pontos de cultura da cidade de Palmas-PR. Durante o evento, foi possível apresentar as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo Clube da Leitura junto ao Centro de Abrigo Municipal e as escolas públicas da cidade.
O evento teve como objetivo principal reunir os diversos pontos de cultura do Sudoeste do Paraná, estreitar relações e constituir uma Rede de Pontos de Cultura que possibilite congregar esforços para a captação de recursos e para a realização de ações culturais na região. O encontro contou com a presença de Eduardo Scirea, assessor da Itaipu Binacional, que apresentou as possibilidades de fomento à cultura que são oportunizados pela instituição.
Durante o evento, foi ministrada uma oficina sobre a elaboração de projetos culturais, na qual foram apresentados os principais itens que a proposta deve conter, a formação da equipe executora e a organização de portifólios dos artistas e agentes culturais, a importância da difusão das ações e dos impactos na comunidade, o registro dos Pontos de Cultura junto ao Ministério da Cultura e o adequado planejamento orçamentário para a execução das ações propostas.
Portanto, a participação nesse encontro foi fundamental para partilhar experiências e obter orientações para a continuidade dos projetos e pontos de cultura em atuação na cidade de Palmas e para a ampliação dessas ações por meio da captação de novas fontes de recursos destinados à cultura.
Promover a cultura é investir na capacidade humana de imaginar, dialogar e transformar a própria realidade. Fortalecer os diferentes segmentos culturais é ato de amor e respeito ao próximo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sensível e inclusiva. Assim, espera-se que essas ações de incentivo à cultura possam contribuir para a transformação social e humana de nossa cidade.
Prof. Dr. Jaison Luís Crestani
Docente do Colegiado de Letras do IFPR, Campus Palmas













