CMDR de Cel. Domingos Soares elege nova diretoria

0
7

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR – de Coronel Domingos Soares se reuniu na tarde de hoje para escolha da nova diretoria da entidade, bem como discussão de pontos importantes do setor agropecuário domingosoarense. A nova diretoria ficou definida com Oscar de Ramos Daum como presidente, Terezinha Aparecida Ferreira Rodrigues, vice-presidente, Adilson Blasius, primeiro secretário e Luís Antônio Mezomo, segundo secretário.

Além da escolha dos novos membros do CMDR, os produtores foram orientados sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM -, onde a veterinária Gabriela Barp Abdalla pediu aos interessados que procurem o Departamento Municipal de Agricultura para a legalização. O técnico em agropecuária da Emater, Adilson Blasius, apresentou o Revitis – Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense -, que será implementado em Coronel Domingos Soares, com apoio, inicialmente, aos produtores de uva, com recursos do programa e contrapartida do Município. Esse programa tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná. Ele tem base em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

Uma organização que está em expansão no município é a Aprocel – Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares -, que está abrindo para novos associados. Para isso, os interessados devem entrar em contato diretamente com a associação, somando forças para aumentar a oferta de produtos nos mercados já atendidos e a expansão da comercialização de produtos orgânicos.

O Banco do Agricultor Paranaense também foi apresentado aos membros presentes, o qual se trata de um instrumento que possibilita ao governo do Estado conceder subvenção econômica a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares; são valores que podem ser financiados pelo produtor, onde o juro pago por ele fica reduzido ou isento, conforme a destinação do financiamento.

Escrituração de imóveis rurais

Outro importante assunto abordado na reunião do CMDR foi a regularização das terras de assentamentos de Coronel Domingos Soares, através do CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. Os interessados devem procurar o setor de Tributação da prefeitura para mais informações e orientações. O diretor de Agricultura, Clóvis França Silveira destacou que o prefeito Jandir Bandiera irá a Curitiba nos próximos dias e visitará o escritório do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para solicitar a escrituração de terras dos assentamentos. Coronel Domingos Soares está aderindo ao programa Titula Brasil, do governo federal, que tem o objetivo a regularização fundiária de áreas de assentamentos.

Durante o encontro foi enfatizada a importância do CMDR para o desenvolvimento do setor agropecuário de Coronel Domingos Soares, pois é um órgão formado pela sociedade civil e responsável por debater projetos e aprovar a aplicação de recursos no setor. Por isso, a reunião frequente é necessária para o bom andamento das atividades rurais.

O governo municipal se coloca à disposição do CMDR para juntos fortalecerem a agricultura, a pecuária e todas as demais áreas que fazem parte das atividades rurais.

Fonte: Comunicação CDS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here