COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

0
40

A Educação Escolar Indígena ocorre em unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas indígenas, é reconhecida a sua condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Fonte: http://professor.escoladigital.pr.gov.br/educacao_escolar_indigena
O termo “educação escolar indígena” é atualmente utilizado para distinguir o ensino formal em contraponto à educação informal desenvolvida no processo de socialização tradicional e específica a cada povo indígena. O conceito de Educação Escolar Indígena como direito, caracterizado pela afirmação das identidades étnicas e associação imprescindível entre escola, sociedade e identidade em consonância com os projetos societários de cada povo indígena, é originário do Movimento Indígena, que tem como objetivos, entre outros, a reflexão sobre os problemas comuns vividos pelos professores indígenas e as alternativas encontradas na educação escolar, visando garantir que a cultura e os conhecimentos ancestrais sejam respeitados e valorizados.
Os alunos da 1ª série do Curso de Formação de Docentes foram recebidos pela diretora do colégio, professora Aldiceia Palhano. A diretora discorreu sobre o funcionamento da instituição, abordando as questões pedagógicas e administrativas. Informou os alunos sobre os turnos de funcionamento, a metodologia empregada e reafirmou a importância do trabalho de todos no que se refere a valorizar a cultura da comunidade. Os alunos, curiosos com todos os aspectos envolvendo a educação indígena fizeram muitas perguntas, as quais foram prontamente respondidas pela diretora. Agradecemos a disponibilidade da professora Aldiceia que gentilmente acompanhou os alunos durante a visita, bem como, agradecemos o convite para participação na Mostra e jogos. Os alunos saíram encantados com a diversidade escolar e cultura preservadas no Colégio Estadual Indígena.