COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

0
128

Os professores do Colégio Estadual Dom Carlos ficam sempre atentos as mudanças e avanços educacionais. Vivenciando não só as grandes transformações que os movimentos sociais nos trazem, estão inseridos nas propostas tecnológicas, as quais, concomitante a mediação dos conteúdos, apresentam ferramentas/plataformas de apoio e complementação ao processo de ensino e aprendizagem.
Outro contexto em relação a aprendizagem significativa está relacionado a Educação Especial e Educação Inclusiva. Salienta-se que a educação inclusiva diz respeito a todos. O conceito abrange a adesão de todos os que estão envolvidos no ensino. Dessa forma, família, comunidade, educadores, gestores escolares e demais pessoas relacionadas precisam fazer parte deste processo.
Não descuidando desse processo, no dia 06 de março do corrente ano, os alunos da 1ª série do Curso de Formação de Docentes participaram de palestras com profissionais da APAE e com Italiane Santos Ribas, objetivando receber informações sobre o funcionamento da instituição e conhecer a história de vida da “ITA”, respectivamente.

Italiane Santos Ribas (ITA) participou do círculo de conversas complementando as aulas dos componentes curriculares: Prática de Formação (Diversidade) e CNEE (Concepções Norteadoras da Educação Especial). A Italiane reside no Lar dos Idosos e foi possível contar com sua presença em virtude da coordenadora Sandra entender a importância da interação com os alunos, aliando teoria e prática em ambos os componentes. A Ita falou sobre sua trajetória de vida, dificuldades e facilidades na sua caminhada pessoal e acadêmica. Os alunos entenderam que existe uma grande diferença entre a deficiência adquirida por diversas situações (nascimento, causas virais, doenças, fatores genéticos, entre outras) e aquelas que, por situações de desnutrição, acidentes, agressão e ou maus tratos, entre outros fatores, levam muitas pessoas a perderem sua autonomia e independência. A Italiane falou com grande propriedade e encantou os alunos com sua desenvoltura na fala e relatos.
Agradecemos a Italiane pela participação e enriquecimento ao currículo acadêmico. Em especial, nossos agradecimentos a Sra. Sandra – Coordenadora do Lar dos Idosos que autorizou a participação da ITA.

Em relação a APAE, foi possível contar com a presença da professora Silvana Argenta Orlandi e Heloysa Helena Moura Campos, que atualmente respondem pela direção e direção auxiliar.
O convite para a direção da instituição foi realizado pelas professoras do componente de Prática de Formação, Fernanda e Olivete, objetivando unir teoria e prática, uma vez que nos mês de abril estarão visitando a APAE.
A professora Silvana discorreu sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da instituição escolar, corroborando com suas explanações a professora Heloysa complementava as ações realizadas. Falaram também dos desafios e superações durante o período de gestão. Informou aos alunos do Curso de Formação de Docentes sobre a demanda da escola, número de professores e funcionários, bem como, número de alunos por turma e as especificidades da demanda discente.
Explicou também sobre o trabalho dos profissionais e suas áreas de atuação no que se refere ao suporte na área de saúde.
Os alunos ficaram encantados com o funcionamento da instituição. Agradeceram as professoras e disseram que estão ansiosos para conhecer o espaço escolar e interagir com os educandos.
Nossos sinceros agradecimentos as professoras Silvana e Heloysa que se disponibilizaram e explanaram sobre o dia a dia escolar.