Colégio Estadual Dom Carlos divulga BOAS PRÁTICAS e relembra as atividades desenvolvidas na Mostra do Curso de Formação de Docentes

0
88

A comunidade escolar do Colégio Estadual Dom Carlos tem conhecimento dos trabalhos realizados pelos alunos e professores do Curso de Formação de Docentes que anualmente culmina na Mostra do Curso. Todos se envolvem: alunos, professores, funcionários, familiares e sociedade em geral. Infelizmente, em virtude da pandemia em 2020 não foi possível realizar a MOSTRA e para esse ano ainda não temos orientações e normatizações para a retomada das aulas presenciais e sem o trabalho em grupo não é possível colocar a “MÃO NA MASSA”. Contudo, recordar é viver e a comunidade escolar do Dom Carlos foi surpreendida com a postagem de um vídeo no grupo do 3° ano do Curso de Formação de Docentes. No dia 20 de maio o aluno David emocionou colegas e professores ao relembrar o trabalho realizado pelos alunos em 2019 quando estavam no 1° ano: O Pequeno Príncipe. Para o planejamento das ações contaram com a mediação da professora Fernanda Zanao. Na coordenação do Curso de Formação de Docentes estava a professora Clotildes Rocha Bordignon. Além das boas lembranças é salutar informar que os alunos se emocionaram ao rever o magnífico trabalho através do vídeo postado pelo colega. Parabéns Davi por resgatar boas lembranças e levar aos seus colegas e professores uma emoção sem precedentes.

Fonte: Professora Fernanda Zanao.

BOAS PRÁTICAS – A Maquiagem no Egito Antigo. Professora de Arte: Andrea Saldanha Ferreira. Alunas do 1° ano do Curso de Formação de Docentes: Ana Carolina, Paola, Emili, Amanda e Danieli. A vencedora do concurso foi a aluna Ana Carolina Marques que recebeu um mimo doado pela professora Andrea. Parabéns professora e alunas.

A MAQUIAGEM NO EGITO ANTIGO
A MAQUIAGEM EGÍPCIA ERA REFINADA EM SUAS FORMAS TRAÇOS E SOMBREAMENTOS. INÚMEROS FRASCOS ENCONTRADOS NAS TUMBAS EGÍPCIAS DEMONSTRAVAM A MANIPULAÇÃO DE PIGMENTOS DE CORES VARIADAS TAIS COMO: BRANCO, VERMELHO, AMARELO, AZUL, VERDE E PRETO DATADOS DE 2.500 A.C. OS PRODUTOS CONTINHAM EM SUA COMPOSIÇÃO DENTRE OUTROS COBRE, CHUMBO, MANGANÊS E FERRO. A GALENA NATURAL MÓIDA (COMPONENTE DO CHUMBO) ESTAVA PRESENTE EM QUASE TODAS AS PREPARAÇÕES DAS MAQUIAGENS PRETAS.
A MAQUIAGEM DO EGITO ANTIGO NÃO TINHA A FUNÇÃO APENAS DE EMBELEZAR, MAS TAMBÉM TINHA SUA FUNÇÃO RELACIONADA AOS RITUAIS FUNEBRES E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS, PAPIROS RELATAM RECEITAS MÉDICAS PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS.
É INTERESSANTE CONSTATAR QUE TODOS OS EGÍPCIOS SE MAQUIAVAM MULHERES, HOMENS E CRIANÇAS. A ANÁLISE QUÍMICA ENCONTRADA NOS MONUMENTOS FUNERÁRIOS REVELA QUE ELES POSSUIAM UM GRANDE DOMÍNIO SOBRE COSMÉTICA.
ACESSO EM: MAQUIAGEM NO ANTIGO EGITO – Kris Xiva Maquiagem Profissional em BH (xivamaquiagembh.com.br)
PRÁTICA COM ALUNOS DO 1° ANO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES:

APÓS A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ASSUNTO OS ALUNOS JUNTAMENTE COM A DOCENTE RESOLVERAM FAZER UM CONCURSO DE MAQUIAGEM TENDO COMO REFERÊNCIA A MAQUIAGEM DO POVO EGÍPCIO. DENTRE OS RECURSOS QUE FORAM DISPONIBILIZADOS PARA ESSA PRÁTICA, UTILIZAMOS TAMBÉM A IMAGEM DO BUSTO DE NEFERTITI A ESPOSA REAL DO FARAÓ AKHENATON, SENDO POSSÍVEL OBSERVAR A MAQUIAGEM UTILIZADA NESSA ÉPOCA.

TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA DE ARTE PROFESSORA: ANDREA SALDANHA FERREIRA
ALUNAS: ANA, PAOLA, EMILI, AMANDA E DANIELE


As “Boas Práticas tem como foco principal temas ligados ao protagonismo juvenil, revelando ações que priorizam a função social da escola como um centro de produção de conhecimento, socialização e construção de projetos de vida”. Como estando abordando as boas práticas, cabe um questionamento: essa ação é de responsabilidade exclusiva do professor? Da escola? Podemos responder que é responsabilidade de TODOS. É mister que utilizemos boas práticas no nosso dia a dia, seja na escola, junto a família, amigos e na sociedade, pois enquanto partícipes de uma sociedade que está em constante transformação, temos direitos e deveres.


Enquanto educadores podemos incentivar a participação da turma e desafiar os alunos a superarem os próprios limites, mas não teremos sucesso se o trabalho não for coletivo e efetivamente participativo – podemos denominar essa participação de BOAS PRÁTICAS? SIM. O educador pode utilizar diversas ferramentas para potencializar o aprendizado do aluno, porém, este deve fazer a sua parte. Todos os desafios, motivações e incentivos podem ser aproveitados para aumentar o engajamento dos estudantes, mas para que tenhamos SUCESSO nessa “empreitada” é necessário contar com o apoio do próprio estudante e da família. Entendemos portanto que todas as atividades desenvolvidas na escola fazem parte das BOAS PRÁTICAS.

Fonte: Direção do Colégio Estadual Dom Carlos