Colégio Estadual Dom Carlos recebe o prêmio de Melhores do Ano – 2023 pela Ângulo Pesquisas

0
66

MELHORES DO ANO 2023

No dia 15 de fevereiro do corrente ano, o Colégio Estadual Dom Carlos recebeu o prêmio Melhores do Ano 2023 pela Ângulo Pesquisas. 
Mas afinal, o que é o prêmio Melhores do Ano? O Certificado de Qualidade Profissional e Empresarial da Ângulo Pesquisas outorga o referido prêmio anualmente e os contemplados fazem parte dos mais diversos segmentos da sociedade palmense. 
O Colégio Estadual Dom Carlos, através das equipes gestora, docente e administrativa, recebe pelo 9º ano consecutivo o prêmio na área educacional. 
Motivo que leva o Dom Carlos a comemorar, porém, não pode e não deve comemorar sozinho, uma vez que o prêmio é uma distinção que envolve funcionários, professores, alunos e equipe gestora. Se no dia 15 de fevereiro o Colégio Estadual Dom Carlos esteve sendo agraciado pelo nono ano consecutivo, é porque a comunidade escolar reconhece a excelência do trabalho de todos em prol da educação na Rede Estadual de Ensino no município de Palmas. 
É oportuno informar que durante a pesquisa, professores e equipe do Colégio Estadual Dom Carlos foram DESTAQUE. Consideramos esse prêmio uma resposta ao grande empenho por parte de todos que atuam no Dom Carlos, Instituição de Ensino que prima pela qualidade de ensino e tem como objetivo principal atender aquele que é a razão da existência da escola, o ALUNO.
A equipe DOM CARLOS sabe que a “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Sabe também que, assim como a família, a escola tem sua fundamental importância para o aprendizado de todos, sem distinção. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social. 
Outro diferencial do Colégio Dom Carlos é a busca incessante de manter a família presente no desenvolvimento das ações. Entendemos que manter um bom relacionamento com alunos e familiares motiva os estudantes a se manterem firmes.
Poderíamos elencar vários fatores que consideramos importantes e que levaram o Colégio Estadual Dom Carlos ser mais uma vez lembrado pela comunidade escolar, contudo, basta apenas agradecer e dizer que o prêmio recebido nos leva a ser ainda melhores, buscando sempre o bem-estar do aluno no colégio e na conclusão de seus estudos, constatar o sucesso de cada um.  
Congratulamo-nos com a comunidade escolar e afirmamos com convicção: o PRÊMIO recebido é de todos, sozinhos não conseguimos avançar e JUNTOS, somos mais fortes.
Avante Dom Carlos. Estudantes Dom Carlos, avançar sempre, desistir jamais. Nossos sinceros agradecimentos a comunidade escolar e a sociedade palmense pelo reconhecimento. O Colégio Estadual Dom Carlos segue fazendo e escrevendo sua história. 

Fonte: Direção

Reconhecimento pelo trabalho docente: Premiação Melhores do Ano Professoras do Colégio Dom Carlos suas trajetórias

A professora Rejiana Hay atua como professora de geografia e sociologia no colégio Dom Carlos, desde o ano de 2007.
Trabalha de forma dinâmica, utilizando-se de variadas metodologias, incluindo a elaboração, produção e execução do aluno, em trabalhos onde, os coloque diante da realidade, ou seja, trabalhos que tem como objetivo o entendimento e a importância das referidas disciplinas no convívio Espacial e Social do estudante.
Também participou da elaboração de projetos interdisciplinares como “Eu sou o futuro de Palmas”, “Conhecendo e ressignificando Dom Carlos”, “Máscaras africanas”, entre outros.
Desde 2015, trabalha com a realização das cerimônias e comemorações dos alunos concluientes, resultando em um dos maiores eventos sociais de Palmas, aplaudido pela comunidade e orgulho das famílias dos formandos.

 A professora de História M.a:  Janete Chaves Carlin,  faz parte do corpo docente do Colégio Dom Carlos como professora, a partir do ano 2000. Visto que, a mesmo também foi aluna.

Como professora, sempre realizou um trabalho singular via conteúdos curriculares através das metodologias ativas. Ainda, pelo viés interdisciplinar, desenvolveu projetos, sendo os mais conhecidos:  Mostre o que lhe interessa e doe um agasalho a quem tem frio, Eu sou o futuro de Palmas, Sarau  em homenagem a Helelna Kolody, Poesias e  desenhos em homenagem  a Palmas, Os Griots,  Máscaras africanas,  Conhecendo e Ressignificando  Dom Carlos e outros.  Os quais, sendo interdisciplinares, contaram com o apoio de vários  COLEGAS das mais diferentes áreas conhecimento, bem como, Equipe gestora e  pedagógica , funcionários e alunos.  Incluindo a participação ativa da comunidade palmense, a qual, sempre esteve  envolvida nos projetos.  

Outros objetivos atrelados ao aprendizado através de projetos, pode – se citar a motivação a leitura, criatividade e liderança dos alunos. Posicionando – os como protagonistas do processo ensino aprendizagem. Dessa forma, os projetos sempre procuravam debater temas de necessidade social, cultural , ambiental e artística. Buscando ainda, a valorização histórica do Município e seus cidadãos. Devido ás essas ações pedagógicas e vínculo com a comunidade, a professora tem sido lembrada e votada nas pesquisas realizadas pela empresa Ângulo Pesquisas, sendo este ano, 2023 , o 13° ano vencendo essa categoria. A professora agradece a todos que apoiaram, incentivaram e participaram de seu trabalho.