COMO FICA A MENTE DE UMA VITIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?

0
28
Não é difícil encontrarmos por ai vítimas de violência doméstica, sendo a mais comum e a mais devastadora dentro dos lares brasileiros, atingindo mulheres de basicamente todas faixas etárias, muitas escapam dessa violência porém algumas não tem a mesma sorte, mas o que fica depois do trauma? O que passa uma mulher que foi vítima de uma agressão física, ou de várias quando finalmente consegue se libertar? Quadros de ansiedade e depressão são comuns em mulheres que sofrem abusos contínuos. Baixa autoestima também costuma estar associada, algumas mulheres apresentam quadro clínico de síndrome do pânico e até tentativa de suicídio “A violência física costuma estar acompanhada de uma violência psicológica sistemática, e isso pode provocar um adoecimento mental”, afirma Izis Morais Lopes dos Reis, doutora em antropologia e servidora do Ministério Público do Distrito Federal, que coordena um grupo de acolhimento às vítimas no Recanto das Emas. “As mulheres ficam com um receio permanente de que algo que elas façam desencadeie uma reação agressiva do parceiro, isso gera muito estresse”, completa.

A melhor saída após o trauma passado, é a PSICOTERAPIA, é o melhor remédio, e o acolhimento de amigos e família, não estar sozinha nunca, pois a solidão é uma rota de colisão com novas chances de novos casos de violência.

Você mulher, esteja passando por qualquer tipo de violência não se cale DENÚNCIE . Disque 180 Central de Atendimento à Mulher.

TEXTO DE CAROLINA VALLER BALDIN -ATIVISTA PELOS DIREITOS DA MULHER