Corrida e caminhada de rua abrem atividades do Outubro Rosa em Palmas

0
172

No último domingo, (01), mesmo com o tempo prometendo chuva, muitas de pessoas se reuniram na 2ª Pink Run Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Palmas PR (RFCC) na Praça Bom Jesus.
Foram realizados o percurso de 5 KM para a corrida e 3 KM para a caminhada. Este ano uma das novidades foi a realização de provas infantis nas categorias 8 a 12 anos 500m e 13 a 15 anos 1000m.
A mobilização esportiva tem por objetivo conscientizar e chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção de todos os tipos de câncer.
Para a Rede Feminina “foi um prazer imenso receber todos os atletas para a corrida alguns vindo de outras cidades, todos com o mesmo objetivo: apoiar uma grande causa, a prevenção e o combate ao câncer! As pessoas que participaram da caminhada também, o nosso muito obrigado. Foi fundamental o apoio de toda comunidade e comércio Palmense.
A corrida e a caminhada tem por objetivo promover a prática de exercícios físicos e manter hábitos de vida saudáveis. E como todo o mês de outubro é dedicado para o combate ao câncer de mama, também tivemos como meta, a divulgação da Campanha.
E assim conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e procurar fazer o exame de MAMOGRAFIA (o posto de saúde disponibiliza gratuitamente esse exame)”, destacam. “Nosso agradecimento especial também às voluntárias que trabalharam incansavelmente para o sucesso do evento e também aos patrocinadores e apoiadores”.
Patrocinadores: Distribuidora Gold, Inova, Martikais, Loja 1,99 – Zitro, Panificadora Bom Bom, Loja Caçula, Loja Trilhagem e Marini Bem Viver.
Apoiadores:

Performance Academia, Polícia Militar, 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, Rotary Club de Palmas, Interact Club de Palmas, Corpo de Bombeiros, Lions Club de Palmas, Bodes do Asfalto, DEPALTRAN, SANEPAR, Cristiano Dall’Agnol (som), Academia G&M Personal Training, Corppus Academia, Academia Fit Systen, Santée, Coordenador técnico da prova – Alexandro Pereira – Índio, Associação de Pesca BAC Palmas, Sabino Bauer, Acadêmicos Voluntários de Enfermagem do IFPR e OAB subseção de Palmas-Pr.
Ainda em Palmas, Outro ato que marcou o domingo foi a iluminação de alguns pontos e prédios na cidade com luz rosa que simboliza a campanha.
Vale ressaltar que o câncer de mama é um dos que mais matam mulheres no mundo, em Palmas são mais de 3000 casos já diagnosticados da doença, conforme levantamento.
Ressaltando que neste mês além das campanhas de orientação e conscientização sobre a doença, também está sendo disponibilizados exames, consultas e mamografias nos postos de saúde da cidade, os agentes da saúde pública recomendam que as mulheres vão até os postos de atendimento próximos de suas residências para maiores esclarecimentos sobre a campanha.

Panorama:
Uma campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos especialmente no mês de outubro não só visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil, algumas cidades como Teresina e Ribeirão Preto, entre outras, estão organizando corridas e maratonas pela conscientização do câncer de mama.