CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES – ALUNOS DA 1ª SÉRIE PARTICIPAM DA PALESTRA COM AQUILINO SEGALA

0
21
No dia 10 de outubro do corrente ano o Sr. Aquilino Segala, secretário da Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes, aceitando convite para interagir com os alunos da 1ª série do Curso de Formação de Docentes estabeleceu diálogo com a turma socializando sua trajetória de vida.
Atendendo as especificidades do componente curricular de Prática de Formação e Concepções Norteadoras da Educação Especial, foi abordado temas relacionados a Educação Especial e Diversidade. 
O Aquilino falou com desenvoltura e sem receio algum fez um breve relato da sua trajetória de vida. Informou que aos 7 meses de idade teve paralisia infantil, resultando no comprometimento das pernas. Encantou os alunos com sua força de vontade e garra e por várias vezes disse: “nunca deixei de fazer as coisas porque tive paralisia. Nossa família trabalhava na roça e eu fui trabalhar na roça, mas decidi que precisava estudar e fui para a escola. Fácil não foi, mas enfrentei e após fazer o primeiro e segundo grau (escolaridade da época) vim para Palmas fazer faculdade, cursei Ciências Contábeis. Depois fiz o concurso público municipal e fui aprovado, assumindo como secretário na Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes”. 
Ao ser questionado sobre suas limitações físicas e impedimentos para seguir em frente, informou que muitas vezes recebeu auxílio de colegas e amigos, contudo, sempre precisou lutar para alcançar seus objetivos.
Ao encerrar sua fala disse: “ir à luta, vencer os desafios, atingir meus objetivos me tornaram um vencedor”.
Agradecemos o Aquilino Segala por sua disponibilidade. Por muitos anos os alunos do Curso de Formação de Docentes estão tendo a oportunidade de conversar com o Aquilino, ouvir sua história de superação e a partir daí, enxergar o mundo de outra forma. 
Parabéns Aquilino por sua garra, força de vontade e determinação. Que Deus o abençoe com muita saúde. Esperamos poder contar sempre com sua contribuição.