CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS PROMOVE ENTREGA DE JALECOS AOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE

0
306

Na última terça-feira (02/04) aconteceu no CURP – Clube União Recreativo Pamense o primeiro evento para entrega do JALECO aos alunos da 1ª série do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Dom Carlos. Na oportunidade, cada aluno recebeu seu jaleco, distinguindo a entrada na carreira do Magistério. O jaleco, símbolo da profissão, representa o compromisso com a carreira escolhida. Participaram do evento todos os estudantes do Curso de Formação de Docentes e os familiares dos alunos da 1ª série. O momento foi único, especial.
A professora Karine (diretora), fez alusão aos alunos que escolheram o Curso de Formação de Docentes e já estão na caminhada (tendo cumprido significativa carga horária). Aos concluintes salientou: “… vocês são verdadeiras inspirações, estão prestes a embarcar em uma jornada que será desafiadora, mas também, incrivelmente gratificante. Que vocês levem consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também a paixão, a dedicação e o compromisso que são características do espírito Dom Carlos”. Aos novos alunos, disse: “… eu os incentivo a abraçar cada oportunidade que lhes é oferecida. Sejam curiosos, corajosos e resilientes. Lembrem-se de que vocês são os agentes da mudança. Que os seus jalecos sejam símbolos não apenas de status, mas também de responsabilidade e compromisso. ”
A professora Luana, regente da 1ª série em seu pronunciamento disse que “ensinar é uma arte e toda arte deve começar com um dom …”. Para os alunos que estão iniciando, deixou alguns conselhos: “sejam os melhores que puderem; deem o máximo de si; dediquem-se, façam a diferença e tenham ciência de que no futuro, muitas vidas serão transformadas pelo exemplo de vocês enquanto professores”.
A professora Silvana, coordenadora do Curso de Formação de Docentes e idealizadora do evento, iniciou sua fala com a frase de Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”. E na sequência falou aos alunos que estão iniciando: “vocês que estão aqui hoje, são vencedores!!!! Conseguiram vencer os primeiros meses de muitas atividades, compromissos acadêmicos intensos e cumpriram com responsabilidades as ações que são inerentes ao curso. Hoje tenho certeza que se sentem fortalecidos, prontos para dar continuidade nessa caminhada incrivelmente maravilhosa”.
Representando as quatro turmas do Curso de Formação de Docentes, os alunos: Pedro (4ª série), Gustavo (3ª), Lucília (2ª) e Janaíne (1ª) motivaram os colegas, incentivando e discorrendo sobre o curso. Segue breve relato de cada estudante, respectivamente. “Encorajamos a todos a perseverarem, mantendo o foco e a dedicação necessária para alcançar seus objetivos acadêmicos. Vosso comprometimento demonstrado até o momento é digno de reconhecimento e elogio”. “É um grande privilégio fazer parte desse curso, onde cada aprendizado durante esses três anos é repleto de ensinamentos profissionais ou pessoais, onde cada aprendizado e cada sorriso são recompensas que fazem valer a pena todo o esforço e dedicação investidos”. A estudante Lucília fez abordagem sobre sua história pessoal, disse que não foi e não é fácil, mas os desafios devem ser enfrentados. Persistir e não desistir é a melhor decisão, salientou: “se precisarem de auxílio, estamos aqui para ajudar, nos procurem”. “Aproveito essa oportunidade para dizer a todos que aproveitem o máximo que vocês puderem, façam do curso não só uma formação para ser Professor, mas uma formação para vida de vocês. Talvez, muitos de nós sigam outras profissões, outra carreira. Mesmo assim, estudem, se esforcem, tirem proveito de tudo que é bom. A certeza é de que a aprendizagem do curso de Formação de Docentes é significativa”.
Ao dar por encerrado evento, a diretora, professora Karine agradeceu a presença de todos. Enalteceu a iniciativa que corrobora com a divulgação do Curso de Formação de Docentes. Agradeceu também o apoio de todos os envolvidos e da Silvana Gois, que gentilmente conduziu o cerimonial.
E aproveitando esse meio de comunicação, a direção do Colégio Estadual Dom Carlos parabeniza e agradece a iniciativa da professora Silvana Pacheco Baptista pela organização e condução dos trabalhos. A entrega dos jalecos foi um grande e significativo passo em favor do Curso de Formação de Docentes. Fortaleceu o engajamento dos alunos no curso e revigorou os laços acadêmicos entre os estudantes.