Da série sobre relacionamentos tóxicos e suas sequelas BLOQUEIO EMOCIONAL

0
9

Bloqueio emocional,como o próprio nome já diz,são uma das sequelas oriundas de traumas passados por relacionamentos abusivos ,onde há uma privação da afetividade e do interesse por novos tipos de relacionamentos sejam amorosos ou até mesmo de outros interesses emocionais como amizades por exemplo.Vejamos então o que é bloqueio emocional para a psicanálise.
É um mecanismo de defesa que o inconsciente utiliza para evitar a dor emocional.
Segundo a teoria psicanalítica, esse bloqueio impede que sentimentos, memórias ou desejos reprimidos venham à tona e causem sofrimento ao indivíduo. É uma maneira de o ego proteger-se de angústias insuportáveis, mas, ao mesmo tempo, pode gerar sintomas como ansiedade, depressão e dificuldades de relacionamento.
Na prática clínica, o psicanalista busca ajudar o paciente a identificar e compreender esses bloqueios, permitindo que ele possa trabalhar e integrar esses conteúdos reprimidos de forma consciente. Esse processo geralmente envolve a exploração de sonhos, associações livres e a análise das resistências que surgem durante a terapia.
Através dessa exploração, o paciente pode alcançar uma maior autocompreensão e liberar a energia psíquica antes utilizada para manter esses bloqueios, promovendo um estado de bem-estar e equilíbrio emocional.