DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E O LUTO

0
16

Perder alguém que amamos, mas que nos causou grandes dores é uma situação muito confusa e desafiadora. Vamos te contar como lidar com o luto nos relacionamentos , principalmente em casos de dependência emocional
Quando um ente querido parte as pessoas ao redor sentem falta e um misto de outros sentimentos quando há a dependência emocional existe um agravamento desses sentimentos incluindo culpa e síndrome de abstinência, nesses casos procurar ajuda terapêutica é fundamental, Podemos enfrentar esse tipo de experiência quando um termina relacionamento que foi tumultuado, cíclico ou tóxico. Além disso, quando morre um familiar com quem o vínculo sempre foi tenso e ambivalente, dançando entre o amor e o ódio. Essas situações nos levam a lutos de risco, com características particulares que podem ser mais difíceis de transitar.
Isolamento, culpa, depressão, são comuns no processo normal do luto , em casos onde há dependência a intensidade desses quadros se agravam gerando riscos principalmente de suicídios em potencial. Há relatos de vítimas de violência doméstica que ao perder por falecimento a vítima além de toda situação ainda sente a culpa por perder o agressor , ela perde momentaneamente o senso de julgamento, e se torna culpada ou seja são situações extremamente delicadas que requer atenção extrema e cuidados médicos mesmo que a contra vontade da pessoa enlutada , vale lembrar que o processo de luto deve ser vivido em toda sua forma porém essas situações pontuais devem ser cuidadas com mais carinho e atenção.
Você mulher que vive uma situação de abuso , violência doméstica, relacionamento tóxico denuncie você não está sozinha.