Dia Internacional da Mulher

0
11

Colégio Estadual Dom Carlos X Parcerias Educacionais e Familiares

O Dia Internacional da Mulher é lembrado e comemorado pelo Colégio Estadual Dom Carlos em parceria com profissionais palmenses. As reuniões com pais e responsáveis aconteceram no início do mês de março.
Durante os dias de Estudo e Planejamento, a equipe gestora do Colégio Estadual Dom Carlos propôs aos professores a organização de atividades para serem desenvolvidas durante os três trimestres.
De pronto a sugestão foi acatada e as atividades foram programadas para atender os anseios da comunidade escolar.
A direção iniciou as reuniões com os pais e responsáveis e foi um SUCESSO. A participação atendeu e superou as expectativas. Divididos em grupos, a direção está conversando com cada nível e turno de ensino e a família se fez presente na escola e entendeu que todos os esforços para atender os alunos estão sendo empreendidos pelos funcionários, professores e direção do Colégio Estadual Dom Carlos.​
Lembrando sempre que o BEM MAIOR do colégio são os alunos.

Palestras – Dia Internacional da Mulher

Sempre vigilantes as dinâmicas educacionais e sociais, o Colégio Estadual Dom Carlos, através das ações programadas para o primeiro trimestre fez parceria com profissionais do nosso município. Agradecemos o empenho dos professores no que diz respeito a realização das atividades e em especial, aos profissionais que aceitaram o convite e se fizeram presentes.
Programação Dia Internacional da Mulher – 08 de março de 2023
Os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do período matutino ouviram com muita atenção a fala da Dra. Karina Camargo Martins Lorenzet que proferiu palestra referente a emancipação feminina. A Dra. Karina etá sempre presente quando chamada e anualmente tem contribuído com informações que agregam os conhecimentos adquiridos pelos alunos além da escola.
Os alunos dos 9º e primeiras séries do período matutino tiveram a oportunidade de ouvir a policial Tatiana Foltz, que proferiu paletra abordando assuntos referente ao comprometimento com os estudos e responsabilidades ao longo da vida.​Alunos do Ensino Médio do período matutino 6º e 7º anos do período vespertino participaram ativa e efetivamente da palestra com a pedagoga Soeli Oliveira, que fez um relato pessoal sobre sua trajetória de vida, a qual, muito nova perdeu uma mão no trabalho e resolveu estudar para poder trabalhar. Foi um depoimento emocionante.
Alunos do Ensino Fundamental – Vespertino e Ensino Médio e EJA, vespertino e noturno respectivamente participaram da palestra com a Dra. Sindy Lago, que trabalhou sobre a importância dos estudos e a manter o foco para atingir os objetivos.
​Com as turma da EJA 1 e 4 contamos com a participação da professora Ana Claudia da Silveira Mendes, que relatou sobre sua vida, contando suas dificuldades e vitórias ao longo do caminho.

Para o Curso de Formação de Docentes foi possível contar com a professora Dilma Helena Andrade Sampaio – Profissional da educação que foi pedagoga, professora e coordenadora do curso.
​A professora Dilma, professora aposentada que por muitos anos esteve a frente das atividades relacionadas ao curso de Formação de Docentes, conversou com os alunos dos períodos matutino e noturno.
A professora Dilma Helena discorreu sobre sua história de vida, sua caminhada pessoal e profissional. iniciou sua fala contando a história do seu nome: avó, filha e neta, reforçando a importância do Curso de Formação de Docentes para a formação integral da pessoa, salientando que a família deve estar presente na caminhada de cada um.
Disse: “tudo o que for fazer, faça com amor, comprometimento e dedicação”.​Com sua fala, a professora Dilma Helena encantou os alunos com a história da sua caminhada profissional, relembrando seu tempo de alfabetizadora, o que levou a professora a contextualizar o processo de alfabetização, dando significado a aprendizagem.
Muitas foram as frases de motivação, dentre as quais: “desistir jamais”, “fracassar? Não”. “Todos tem potencial”, “tudo depende de você”, “as dificuldades fazem parte do crescimento”. A reflexão foi sobre o comportamento de cada um, querer ser.
Para refletir, a professora Dilma Helena perguntou aos alunos: “você gostaria de ser seu aluno”? Perguntem para vocês, reflitam. Salientou: valorize sua família, não esqueça suas origens”. Dê sempre o melhor de si.
Disse: “a professora Dilma Helena tem por lema: competência, responsabilidade, ética, trabalho e organização”. A ação pedagógica do professor é contínua. Seja extremamente competente em todas as suas ações e funções.
Concluindo sua fala, a professora Dilma disse: “Quem quer SER, É”! Descreveu e apresentou fotos das atividades realizadas pelos alunos do Curso de Formação de Docentes relacionadas ao tempo em que esteve na ativa no Colégio Estadual Dom Carlos. Finalizando salientou: realize suas atividades com amor, carinho e dedicação.
​Agradecemos a professora Dilma Helena pela disponibilidade. Foi uma grande satisfação poder contar com a ex-colega de trabalho.

Fonte: Direção

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here