Endocrinologista pediátrica: Saiba quando procurar o especialista

0
103

Qual seu nome completo, profissão e função?
Bruna Breowicz de Bitencourt
Endocrinologista pediátrica
Trato doenças relacionadas ao metabolismo das crianças e adolescentes, como por exemplo alterações do crescimento, obesidade, alterações de puberdade, colesterol e algumas alterações ósseas.

Quando é considerado que uma criança entra na puberdade?
Quando a menina desenvolve o broto mamário, normalmente com 8 anos ou mais, e quando o menino aumenta o volume testicular, por volta dos 9 anos.

Qual a fase do estirão de crescimento da adolescência?
Bastante variável, depende da idade em que a puberdade foi iniciada, digamos que fica em torno de 10 e 12 anos.

É possível calcular a altura que ela irá ficar? Se sim, como?
Sim, existe um alvo genético que leva em conta a altura dos pais, e existe uma previsão de altura que se calcula através do exame de raio X de idade óssea, no consultório. Ambos são cálculos não exatos, servem apenas como uma base para acompanharmos o ritmo de crescimento e para analisarmos se a criança irá atingir a altura esperada.

É normal que o apetite aumente nessa fase?
Sim, criança em fase de crescimento costuma ter mais apetite, então é normal que os adolescentes comam mais do que na infância. Porém é um dos momentos em que devemos nos atentar para não permitir exageros, para que não desenvolvam sobrepeso ou obesidade.

É normal que ela engorde antes de crescer?
Não, o normal é que a criança ganhe altura e peso numa proporção semelhante, quando ocorre apenas aumento de peso sem o crescimento, o IMC aumenta podendo caracterizar a obesidade.

Quais fatores refletem no crescimento da criança?
Boa saúde, bons hábitos. Manter boas noites de sono, alimentação saudável, prática de atividades físicas.

Quais exames são importantes para essa fase da vida?
Dependem de cada caso, precisamos por exemplo na criança com um crescimento abaixo do esperado, afastar doenças pediátricas, anemias, deficiência de vitaminas, alterações renais, de tireoide, hepáticas e assim por diante.
O raio X de idade óssea também é um exame importante na minha prática diária, por me traduzir em média o quanto aquela criança está “amadurecendo”, o quanto ainda tem para crescer, etc.

Quando os pais devem procurar um médico?
Sempre que algo não parecer normal, quando a criança não trocar o número de roupas e calçados, desenvolver a puberdade mais cedo ou muito tardiamente, ganhar peso em excesso, quando tiver história familiar de alterações no colesterol, quando apresentar muita sonolência, queda de cabelo, unhas quebradiças.. Enfim, quando algo preocupar, o ideal é que procurem o profissional sem demora, pois muitos tratamentos, principalmente os que envolvem crescimento e puberdade tem um tempo limitado para serem iniciados.

Mais alguma consideração sobre o assunto?
Meu maior conselho realmente fica no atendimento precoce, gostaria de receber muitos dos meus pacientes com menos idade, alguns anos atrás. Entendo que a especialidade da Endocrinologia Pediátrica não é muito conhecida por todos, mas o ideal é que os pais prestem atenção no desenvolvimento das crianças, e que procurem atendimento quando algo não parecer normal. Quando começamos os tratamentos cedo, independente se por problemas de crescimento, puberdade, alterações de tireoide ou obesidade, obtemos melhores resultados.