Entrevista com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas, por Repórter Alencar

0
56

Em entrevista com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas, Gilmar Gubert, em uma reunião promovida pela Associação Comercial e demais entidades e representantes dos órgãos públicos de Palmas, ao final da tarde do dia 18, houve a hipótese de uma possibilidade da criação de um Comitê Gestor de enfrentamento à Covid 19.

Repórter Alencar

Quais foram os assuntos abordados nessa reunião e qual é a tratativa a partir de agora para a criação deste comitê de enfrentamento à Covid aqui em Palmas?

Gilmar Gubert

A gente sugestionou essa reunião e, através da diretoria da associação comercial, foram elencadas três pautas: A formação de um comitê gestor de enfrentamento à Covid; a possível criação de uma lei para pulseira para poder identificar os positivados em nossa cidade; e, a testagem rápida e em massa. Tais demandas foram apresentadas ao vice prefeito, Bruno Goldoni, para o executivo analisar e tentar criar esse comitê gestor, assim, a partir disso, poderemos tentar fazer o trabalho em conjunto. Ao analisar o grande número de pessoas positivadas e o número de óbitos que está acontecendo em nosso município, nós reunimos a diretoria da ACIPA e fizemos essa reunião porque nós também precisamos ter a contrapartida do comércio e de nossas indústrias, então, foi mais um motivo de preocupação e chamamos essas entidades, e, com os munícipes, tentar de uma forma geral ajudar nesse momento difícil que a cidade está enfrentando.

Repórter Alencar

Quais foram os segmentos, para que o público também possa ter conhecimento?

Gilmar Gubert

Foi convidado o Rotary, Lyons e os representantes das igrejas evangélicas, representantes da igreja católica, OAB, os sindicatos das indústrias e representantes, então, foram convidadas todas as entidades civis e organizadas do município.

Repórter Alencar

Os públicos, presidente Gilmar – quem foram na reunião dos representantes da Câmara e quem foram os representantes da prefeitura que estiveram lá e que estiveram presentes? E quais são as tratativas a partir de agora?

Gilmar Gubert

Do Poder Executivo se fez presente o vice prefeito, Bruno Goldoni, e o que está à frente da pasta Felipe Zanoello, da indústria e comércio. E da Câmara dos vereadores esteve o vereador Branco e o vereador Peterson Lobas.

Repórter Alencar

A associação comercial cuida dos interesses do empresariado local e a associação é bastante ativa na sociedade, porém, ela defende os interesses dos nossos empresários, diante desta reunião qual é a participação da associação comercial e o que foi sugerido de participação do empresariado local se acaso for criado esse comitê?

Gilmar Gubert

Então, foi discutido e tomando ciência do aumento dos casos, se acaso for criado esse comitê, e aderido à campanha com as fitas cada empresário, cada comerciante orientado com seus colaboradores para realmente estar em casa, se tiver com as fitas, nós também podemos fiscalizar os positivados para que fiquem em suas residências, para realmente acontecer o isolamento, porque o que observamos, hoje, é muitos que estão positivando estão saindo, por mais que ainda fale que positivo fique em casa, o pessoal não está obedecendo, então algumas regras terão de ser criadas para poder segurar esse pessoal que está positivando em isolamento real. Isso causa preocupação nas entidades, causa preocupação nas indústrias e no comércio.

Repórter Alencar

Há possibilidade da criação da testagem em massa que também foi um assunto discutido nessa reunião?

Gilmar Gubert

Sim! A testagem em massa, até o vice prefeito comentou que a prefeitura já possui quatro mil testes para fazer. Se esse comitê gestor for formado, se as pulseiras forem aprovadas no município, nos comprometemos também em estar fazendo uma campanha para estar comprando mais destes testes rápidos para realizar a testagem rápida. Eu acredito que, se der tudo certo, poderemos amenizar esse momento difícil.

Consideração final

O que nós pedimos para a população em geral, e sei que esse meio de comunicação tem um alcance muito grande, então, a partir do momento em que se faça a testagem o pessoal realmente se isole e fique em casa. Se positivar, fique em casa! Uma pessoa a gente acompanha e essa pessoa pode passar para várias pessoas, então só aumenta os casos. Nós pedimos para que quem fez o teste fique isolado até sair o resultado positivo ou negativo, a partir do momento que positiva fique em casa, se isole, se cuidem, porque essa cepa que está hoje é letal!
Vamos ter consciência dos nossos atos.

Diagramação Jocemar Ferreira da Silva
com informações Repórter Alencar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here