Equipe multidisciplinar de atendimento na Equoterapia

0
1306

O atendimento na Equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliações de profissionais das áreas de saúde e educação com o objetivo de planejar o atendimento equoterápico individualizado.

A prática da equoterapia é realizada por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar. A equipe deve ser a mais ampla possível, composta por profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, especializados na reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, tais como: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor de educação física, pedagogo, fonoaudiólogo, assistente social e outros.

A composição da equipe multiprofissional deve levar em consideração: o programa a ser executado; a finalidade do programa; e os objetivos a serem atingidos. A composição mínima da equipe básica de um centro deve ser de três profissionais: um fisioterapeuta, um psicólogo e um profissional de equitação. Pré-requisito básico para a filiação de um Centro de Equoterapia com a ANDE-BRASIL.

A equipe multidisciplinar, muito embora como o próprio nome já diz, é composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham por um objetivo comum, o bem estar biopsicossocial do praticante.

O trabalho em equipe para ter um bom resultado, precisa atuar na horizontalidade das relações, em que todos possuem contribuições relevantes e encontram-se no mesmo nível de importância, muito embora com especificidades diferentes.

Ter um olhar atento, para a individualidade do praticante, é o ponto que conduz todo o direcionamento do trabalho. Afinal, a Equoterapia não é uma fisioterapia em cima do cavalo, nem uma sessão de psicoterapia em cima do cavalo, muito menos uma aula tradicional de equitação, ela vai muito além, por isso a necessidade de diferentes profissionais.

Alguns praticantes terão necessidades maiores em determinadas áreas, no entanto, profissionais de áreas diferentes poderão também trabalhar com o praticante, porque o objetivo é comum.