Escolas municipais de Coronel Domingos Soares desenvolvem projeto de aprendizagem em tempo integral

0
9
As escolas municipais Pedro Ferreira de Almeida, Nossa Senhora Consoladora, Santina Perret Carraro, Nossa Senhora das Graças, Danilo Bordignon e Francisco Taques, localizadas no interior, e a Escola Municipal Professora Aurora Fabricio das Neves Tortelli, da cidade, estão desenvolvendo o Projeto Aprendizagem em Tempo Integral, de iniciativa do Departamento Municipal de Educação.

   O Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, dispõe sobre o programa Mais Educação e define educação em tempo integral como “a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades escolares em outros espaços educacionais”. As atividades podem ser desenvolvidas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da escola, ou fora dele, sob orientação pedagógica da escola, mediante o uso dos equipamentos públicos e o estabelecimento de parcerias com órgãos ou instituições locais. Atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades fazem parte do projeto.

 De acordo com a diretora do Departamento de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, o Projeto Aprendizagem em Tempo Integral tem o intuito de oportunizar aos alunos a busca por uma melhor qualidade de vida, pensando no bem estar e melhoria da aprendizagem e acesso em que  promova a equidade ao reconhecer o direito de todos a aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas. “Sabemos que encontramos muitas potencialidades em nossas escolas e, com estímulos direcionados, farão com que o desenvolvimento social, cultural e econômico modifique e transforme a realidade da comunidade e do município”, comenta professora Daiana.

Portanto, percebe-se a necessidade de se ampliar as quatro horas-aulas e melhorar sua qualidade, garantindo o acesso e o direito a diversas atividades como: artesanato, esporte, lazer, cultura, conteúdos pedagógicos e científicos, dentre outros. Com isso, construir uma educação que enalteça e aprimore os valores morais, éticos, cidadania, sustentabilidade, justiça social, segurança e saúde.

  São os primeiros passos na efetivação do ensino em tempo integral nas escolas da rede municipal de Coronel Domingos Soares, com o apoio, a atenção e os investimentos necessários do governo municipal e o empenho das direções, equipes pedagógicas e dos professores, que com dedicação e profissionalismo tiram os projetos das folhas de papel para o dia a dia das escolas.

Fonte: Comunicação CDS