GANHANDO O MUNDO – Colégio Estadual Dom Carlos congratula-se com o aluno Renato de Campos Chechonki

0
100

Ganhando o Mundo, o que é? É um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino.
E RENATO quem é? É aluno DOM CARLOS. Renato de Campos Chechonki, filho de José Sandeski Chechonki e Flavia Angelita de Campos Chechonki, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio – Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Renato foi agraciado com o programa Ganhando o Mundo. Durante sua estadia no Canadá, se tiver oportunidade “poderá realizar viagens pedagógicas promovidas pelas instituições de ensino. Além dessas, poderá também viajar com a família hospedeira nos finais de semana e/ou feriados. Porém, não poderá viajar desacompanhado” (SEED, 2024).
Ganhando o Mundo – Foi instituído pela Lei n°20.009/2019. O programa de intercâmbio internacional foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR) para ofertar a estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Os objetivos do programa são:
– ampliar o repertório cultural e acadêmico;
– permitir a vivência e experiência na realidade de outros países;
– consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná e;
– potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da língua inglesa. (https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/)
Segundo a diretora do Dom Carlos, professora Karine Ertel, o aluno Renato foi selecionado em 2023 no Ganhando o Mundo. Num primeiro momento ele ainda não sabia para qual país iria, os alunos contemplados são encaminhados para um dos cinco países do intercâmbio internacional. Salientou que o sonho dele era ir para o Canadá, e deu certo! O Renato recebeu a informação que iria para o Canadá, país que teria escolhido se a seleção não fosse por sorteio.
É imprescindível informar aos leitores que o programa Ganhando o Mundo oportuniza aos alunos o intercâmbio internacional, no entanto, existem critérios, tais como: ter 95% de frequência, ser aluno monitor e as notas acima da média. Disse a diretora: “vários alunos fizeram a inscrição, mas o contemplado foi o Renato. Atendeu os critérios estabelecidos pelo programa, é um bom aluno, dedicou-se ao aperfeiçoamento da língua inglesa, buscou informações sobre o Canadá, enfim, foi preparado para superar os desafios que virão pela frente”.
Renato embarcou em São Paulo no domingo (28/01/2024) e na terça-feira (30/01) desembarcou no Canadá. A emoção de ver o Renato com a bandeira do Dom Carlos no aeroporto é indescritível.
Para nossos alunos desejamos SUCESSO pessoal, acadêmico e profissional. Ficamos muito felizes por Renato ter sido contemplado. Nesse momento é o Renato Ganhando o Mundo, oportunidade ímpar na vida de um estudante.
Parabéns Renato! Sua dedicação, comprometimento e responsabilidade como aluno o levaram a patamares mais elevados. Você foi ousado e a recompensa veio. Na oportunidade, agradecemos a família pela parceria e incentivo.
Quem está de PARABÉNS? A comunidade DOM CARLOS que faz parte dessa caminhada. O Governo do Estado do Paraná que através da SEED está oportunizando novos conhecimentos aos estudantes da rede estadual. Ganhando o Mundo, quem ganha, é você ESTUDANTE. Avante no seu compromisso acadêmico.