GARIS E MARGARIDAS: PROFISSIONAIS DEDICADOS À LIMPEZA PÚBLICA DE PALMAS COMPARTILHAM O CAFÉ DA MANHÃ COM OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE “A” DO COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS

0
58

É do conhecimento da sociedade palmense que as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio Estadual Dom Carlos, frequentemente, vão além da sala de aula: visitas, palestras, eventos, teoria e prática, entre tantas outras ações fazem parte do cotidiano escolar. Levar os alunos para fora da sala de aula traz uma nova perspectiva para o ensino. É uma forma de diferenciar as aulas e manter os alunos engajados no processo de ensino e aprendizagem. Também, ajuda a mostrar que o aprendizado pode ocorrer em outros ambientes e foi exatamente isso que ocorreu no dia 07/11/2023, salientando que essa ação foi significativa e a ideia partiu dos alunos da 1ª série A do Ensino Médio.
O componente curricular Projeto de Vida, ministrado pela professora Betinha coopera para a “formação integral dos estudantes por meio de aprendizagens que contribuam com seu planejamento de vida, de modo que eles tenham na escola um lugar onde possam receber ajuda e orientação no que diz respeito a pensar seus sonhos, desejos e possibilidades”.
O Projeto de Vida é fundamental para que os jovens se autoconheçam, tomem decisões mais conscientes e assertivas, mantenham a saúde mental e entendam o seu caminho para o futuro. E foi pensando nessa perspectiva de vida que os alunos da 1ª série A do Colégio Estadual Dom Carlos propuseram a professora Betinha a ação que culminou no café da manhã com os GARIS e MARGARIDAS. Pensar a atividade foi de suma importância para os alunos e para o colégio, contudo, especialmente para os profissionais da limpeza pública, os quais fazem um trabalho que deveria ser nosso, se tivéssemos cultura suficiente para manter o meio ambiente limpo dos resíduos que nós próprios produzimos e que deveriam ser depositados nos lugares apropriados.
A ação dos alunos da 1ª série A do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Carlos nos remete a transcrever uma conversa entre pai e filho (vídeo que circula nas redes sociais, vale a pena assistir). Filho ao ver o caminhão da coleta e os garis pergunta ao pai “aqueles são os homens do lixo? ” O pai responde: “não filho, aqueles são os homens da limpeza. Os homens do lixo somos nós. ”
Com esse diálogo entre pai e filho queremos parabenizar os alunos da 1ª série A do Dom Carlos por terem refletido sobre a ação que congregou teoria à prática. Ao pensarem na atividade a ser desenvolvida, valorizaram o trabalho dos GARIS e das MARGARIDAS. Vivenciamos na manhã do dia 7 de novembro um momento ímpar no refeitório do colégio, onde todos os envolvidos se emocionaram ao ouvirem os relatos dos trabalhadores, bem como, a sugestão dos alunos em promoverem o café da manhã, homenageando os responsáveis pela coleta do lixo que nós produzimos e não raro, desrespeitamos os coletores.
Na oportunidade parabenizamos os alunos da 1ª série A por terem sugerido a professora Betinha a ação e pela organização do café. Ao chefe do setor nossos agradecimentos por ter trazido sua equipe ao colégio em “segredo” e qual não foi a surpresa ao receberem esse “mimo” que foi pensado e organizado pelos alunos com orientação da professora e apoio da direção do Dom Carlos.
A certeza que temos é de que ações como essa ficarão para sempre registrada no coração de nossos alunos. Compartilhar o café da manhã e receber informações de como funciona a dinâmica diária dos trabalhadores foi enriquecedora.
E por fim podemos concluir que “GENTILEZA GERA GENTILEZA”. Que Deus abençoe infinitamente cada GARI e cada MARGARIDA pela dedicação ao trabalho. E aos alunos que pensaram a ação desejamos sucesso e humildade para que sempre possam solidarizarem-se com o ser humano, seja qual for a sua profissão. Professora Betinha, gratidão por oportunizar aos alunos essa grandiosa ação.