História de Vida e de Conquistas do Vereador Edson Ferreira Kemes de Palmas

0
454

Edson Ferreira Kemes é Filho do seu Nelson Lagarto e da dona Nilce, tem dois irmãos a Edna e o Evandro e hoje está casado com a Josimara sua esposa no qual constituíram uma família e tem dois filhos – um se chama Leticia e o outro é o Vitor Leonardo. Edson começou a trabalhar com apenas 10 anos de idade vendendo sorvete e também foi engraxate nessa época, foi morador do bairro Lagoão em Palmas por longos anos no qual ele tem o maior carinho e respeito e muita admiração por essa população que o acolheu, hoje Edson mora no bairro cascatinha e também fez um circulo de amizade muito grande desses 13 anos que reside nesse bairro. Após engraxar sapatos e vender muitos sorvetes também foi vendedor de maçã, alface e galinha. Já com 11 anos de idade começou a trabalhar na empresa Albert uma laminadora do bairro Lagoão que deu oportunidade do primeiro emprego numa firma, seu trabalho era tirar lixo, e com 12 anos obteve sua primeira carteira profissional no qual foi trabalhar numa máquina de estopadeira aonde cortou seus dedos e ficou nove meses se recuperando, após a recuperação foi trabalhar numa oficina e trabalhou até o final do ano passado, fazendo 24 anos e seis meses na empresa Luza Tratores. Sempre foi uma pessoa religiosa fazendo parte de grupo de jovens, voltado também na parte social do município ajudando assar carne nas festas das comunidades. Sua mãe trabalha 28 anos no Posto de Saúde do Lagoão, seu pai um motorista aposentado e com 71 anos ainda trabalha na safra, esse é o seu companheiro inseparável! Sempre ajudando nos plantios e nesse grandioso projeto Proteja uma Nascente, seu pai sempre é a primeira pessoa a dar aquela enxadada, a primeira muda plantada também foi seu pai (Nelson Lagarto), a primeira fonte recuperada também foi ele, seu Nelson Lagarto! No qual mostra esse exemplo de ser humano que incentiva e impulsiona a autoestima do seu filho Edson Lagarto a esse caminho de elevar a transformação desse projeto magnifico – tornando a conhecimento de todos a importância da preservação ambiental e a água é o fator predominante para futura gerações ( proteja uma nascente por que água é vida).
No mundo politico vereador Edson, popular vereador Lagarto conta que não era para ser ele o candidato no seu primeiro mandato e sim sua mãe, mas ela acabou desistindo dessa ideia e apoiando seu filho nessa trajetória politica, assim Edson Lagarto se lançou candidato em seu primeiro mandato sendo o segundo candidato mais votado fazendo 790 votos.

RESERVA AMBIENTAL DO SONHO PARA REALIDADE DEFINE VEREADOR LAGARTO
Conta ele para equipe do jornal Destaque Regional que começou esse projeto ambiental em 2014 e já em 2015 ganhou uma proporção gigantesca tendo hoje a satisfação de dizer para sociedade que o projeto Proteja uma Nascente teve seu reconhecimento mundial. Continuando seus comentários diz Edson que esse é um obstáculo prazeroso e que já tem mais de 8000 mudas de árvores nativas plantadas, mais de 50 nascentes recuperados com produção de árvores gerando uma qualidade de vida melhor para sociedade e destacou também 61 produção de solo e cimento, graças a todos essas pessoas de bem que são voluntários e acreditam em um mundo melhor fazendo com que leve adiante esse projeto não somente para Palmas, mas também para região e adiante dando sequencia também esse projeto para vários municípios próximos, e também para o Rio Grande do Sul. Onde deslanchou para o mundo através de duas conquistas premiadas pela Organização das Nações Unidas ( ONU) recebida em Curitiba as premiações.
Desempenha até nos dias de hoje esse projeto Proteja uma Nascente, todos os sábados quando o tempo não atrapalha, sendo um trabalho totalmente voluntário e na maioria das vezes ainda tem que investir financeiramente uma quantia para levar adiante. Após um começo difícil tudo foi mudando e agregando de forma positiva, hoje as empresas ajudam financeiramente com uma quantia simbólica conseguindo manter e de levar adiante a dinâmica desse projeto.
Após 8 meses de trabalho na propriedade do Sr Paulo Tortelli foi inaugurado uma reserva ambiental cedida por Tortelli para o idealizador do projeto Proteja uma Nascente Sr Edson Kemes que agora vai dar continuidade no desenvolvimento dessa reserva tendo como primeiro passo agendamentos para as escolas, igrejas e entidades e até para universidades para que eles possam visitar, se aprimorar e realizar pesquisas.


Por Jocemar Ferreira da Silva
Jornal Destaque Regional