Independência funcional de crianças: saiba mais sobre a fisioterapia neuropediátrica

0
17

Nesta semana, falaremos sobre a fisioterapia voltada para a neuropediatria: mais um dos tratamentos oferecidos aqui no Consultório de Fisioterapia e Pilates Natyelle Tonial.

De modo geral, esse ramo da fisioterapia é voltado para o atendimento de crianças com necessidades especiais. Ou seja, visa oferecer tratamento para crianças que portam algum tipo de alteração neurológica congênita ou adquirida, as quais podem afetar o funcionamento do sistema nervoso central ou periférico.

Portanto, a fisioterapia neuropediátrica acompanha o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, incluindo aspectos sensoriais, motores, cognitivos, comportamentais e de comunicação.

Então, podemos dizer que o objetivo é minimizar os efeitos das incapacidades, sejam elas permanentes ou não, e readquirir a independência funcional da criança. Assim, o tratamento é realizado de forma lúdica e educativa, possibilitando que a criança possa desenvolver sua expressão corporal e realizar as tarefas da rotina.

A fisioterapia neuropediátrica atua amenizando os sintomas de doenças como:

●Paralisia cerebral
●Autismo
●TDAH
●Distrofias musculares
●Disfunção respiratória
●Síndromes que causam prejuízo motor

No geral, os recursos mais utilizados são:

●Exercícios de alongamentos
●Treinos posturais
●Brinquedos para estimular os movimentos
●Rotações do tronco
●Hidroterapia

Para saber mais informações ou agendar sessões de fisioterapia neuropediátrica, entre em contato pelo WhatsApp (46) 99902-3868. Será um prazer atender você aqui em nosso stúdio!