João Pimenta

0
58

O que te faz entrar na política palmense? Glamour, dinheiro ou instinto de liderança?
E mais: qual dos adjetivos acima se encaixa na avareza, um dos pecados capitais?

Os sete pecados capitais são, segundo a doutrina católica, os principais erros ou vícios que dão origem às diversas ações pecaminosas cometidas pelas pessoas. Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os “líderes” das más ações e dos maus pensamentos. O termo “capital” tem origem na palavra latina caput, que significa “cabeça”, “parte superior”. Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.
Mas quero me ater à avareza, também chamada de ganância: é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. Há muitas passagens na Bíblia que fazem alusão à avareza. Uma delas está na Primeira Epístola a Timóteo, redigida pelo Apóstolo Paulo:
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. 1 Timóteo 6:9-10.
Trazendo esta reflexão de Denise Alves, Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia, faço uma relação com a política palmense. Ultimamente tem-se visto muita gente com os olhos brilhando para situações glamourosas. Fotografias pomposas, reuniões em locais luxuosos, cada qual querendo o melhor ângulo para tentar mostrar que está ao lado de um eventual “pop star”, até mesmo quando ele não está na foto, não da entrevista e se comunica por nota.
A pergunta que fica é: o que te faz entrar na política palmense? Glamour, dinheiro ou instinto de liderança? E mais: qual dos adjetivos acima se encaixa na avareza, um dos pecados capitais?

Atenção: esta coluna é escrita e editada pelo jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro MTB: 18.933, de sua inteira e irrestrita responsabilidade. Qualquer sugestão ou crítica, pode ser enviada para o e-mail joaopimentadepalmas@gmail.com ou pelo WhatsApp 46 98820-4604.