Justiça Eleitoral orienta eleitores de Palmas e Coronel Domingos Soares sobre regularização do título

0
3

Prazo para regularização vai até 6 de maio. Após essa data, não será possível realizar alterações.

A Justiça Eleitoral está orientando os eleitores dos municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares sobre a regularização do título eleitoral, com foco na preparação para as eleições deste ano.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Palmas, Evelini Fonseca, os principais serviços buscados pelos eleitores neste inicio de 2026 são a emissão do primeiro título, revisão de dados, transferência de local de votação, regularização de títulos suspensos e a solicitação de segunda via do documento.

Segundo Evelini, todos os serviços eleitorais estarão disponíveis até o dia 6 de maio, data em que o cadastro eleitoral será fechado em razão do calendário das eleições. “Até 6 de maio, o eleitor pode fazer qualquer alteração no título, tirar o primeiro título, trocar local de votação, pagar multa, regularizar pendências, tudo normalmente aqui no cartório”, explicou.

Após essa data, o sistema da Justiça Eleitoral ficará restrito. Conforme a chefe do cartório, não será possível realizar alterações no cadastro, como transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados ou regularização de pendências.

Evelini lembra que manter o título regular vai muito além do direito ao voto. O documento é exigido para diversas situações da vida cotidiana, como emissão de passaporte, matrícula em universidades, posse em concursos públicos e outros procedimentos oficiais.
O cadastro eleitoral deve ser reaberto apenas em novembro, após o período eleitoral, com data ainda a ser confirmada, dependendo da ocorrência ou não de segundo turno. Até a próxima terça-feira (20), o Cartório Eleitoral atende das 13h às 18h. Após essa data, o horário passa a ser das 12h às 18h.

Para realizar qualquer tipo de serviço, o eleitor deve apresentar: Documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte, mesmo que vencido); Comprovante de endereço, de preferência o mais atual possível; O título eleitoral, caso possua (não é obrigatório).

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores aproveitem o período atual, quando o movimento ainda é considerado tranquilo, para tirar dúvidas e regularizar a situação eleitoral com antecedência, evitando transtornos futuros.

Fonte: Portal RBJ
por Guilherme Zimermann