LAR DOS IDOSOS CONTRIBUINDO COM O RELATO DE HISTÓRIAS DO COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS

0
40

Hoje nos reportamos a um período que marcou significativamente a escravidão no Brasil. E porque não buscar na fonte um breve relato dessa história? Por ocasião do aniversário de Palmas, foi publicado através de vídeo o Hino de Palmas e fotos do nosso município e entre elas estava a foto da Pilar.


Muitas pessoas conheceram a família da Pilar. Muitas pessoas conhecem a Noemia que reside no Lar dos Idosos.
Contando com a colaboração da Assistente Social Berenice Reis Kopstein, diretora do Lar dos Idosos, vamos conhecer um pouquinho da história da Noemia.


Noemia Maria Santos da Silva, nasceu em 02/09/1914 na cidade de Palmas, atualmente com 106 anos de idade, reside no Lar dos Velhinhos Nossa Senhora das Graças desde novembro de 1977 (há quase 43 anos). Pelos relatos anteriores foi casada com José de Jesus Batista em 1944, porém não há informações de ter tido filhos. Filha de Maria Pilar dos Santos que também residiu e faleceu no Lar e de Coutalicio Raimundo da Silva. Noemia, conhecida carinhosamente como Nonô, foi neta de escravos da região de Palmas.

“Recordar é viver. Relembrar bons momentos é ser feliz outra vez”. Essa é uma frase que utilizamos em matérias anteriores, contudo, é oportuno dizer que precisamos relembrar, mas falar do período de escravidão no Brasil não nos faz feliz.
Reflexões:
A escravidão está relacionada somente aquele período?
Existem poucos ou significativos resquícios da escravidão na sociedade atual?
O que é realmente ser escravo? Tantos outros questionamentos poderíamos fazer, mas os citados nos faz refletir. Pilar, Noemia, Caliria… fizeram parte de um período da história que nos entristece. Noemia está resistindo bravamente e talvez hoje não consiga mais lembrar da sua história. Passando o período de pandemia, vamos visitar a Noemia?
Vamos visitar as pessoas que residem no Lar dos Idosos?

Vamos fazer a nossa parte para entender que é necessário fazermos a diferença como partícipes de uma sociedade que está em constante transformação.

Sócrates (470-399 aC) afirmou: “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Vamos refletir sobre essa afirmativa?

Como já informamos em edições anteriores, em parceria com o Jornal Destaque Regional, sempre que possível, vamos relatar alguns fatos relacionados ao Colégio Estadual Dom Carlos, a história de Palmas entre outros temas.

Fonte: Colégio Estadual Dom Carlos e Lar dos Idosos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here