Luciana Andrade Schneider dos Santos Professora de Língua Portuguesa

0
17
   Segundo a professora Luciana Schneider, descobrir talentos não é tarefa fácil. Contudo, em uma ação acadêmica, foi possível trazer a poesia de Gabriel a público, o que culminará com a publicação do livro através da Lei Paulo Gustavo. Para o aluno Gabriel é um presente de Natal.
Disse a professora – Estamos a caminho de finalizar o ano letivo e para fecharmos com “chave de ouro”, fomos informados que o livro do aluno , Gabriel Alves do 9ºC, será publicado. Agradecemos à  Equipe Dom Carlos e à Prefeitura Municipal de Palmas, em especial à Professora Cassimara Rita Longhi – Diretora do Departamento de Cultura.  Esse é um exemplo que a Educação pode transformar vidas, pois o talento de Gabriel foi descoberto em uma aula de Língua Portuguesa. PARABÉNS, DOM CARLOS! EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA  VIDAS!! O professor Sebastião Amâncio,orientou na organização do livro, foi um grande parceiro.
Reforça a professora que tudo começou em uma aula sobre o gênero textual: Poema. Após trabalhar sobre o gênero, pedi aos alunos que escrevessem um poema sobre o tema que quisessem. Para minha surpresa, vi que Gabriel  escreveu um poema maravilhoso, cheio de emoções, com dúvida da autoria, pedi para que elaborasse outro com o tema que solicitei e fiquei maravilhada com o talento dele. Sendo assim, desafiei-o a escrever um poema por semana e a cada poema, as emoções ficavam latentes diante de tanto talento. Gabriel escreveu mais ou menos uns 60 poemas, dei-lhe um caderno para registrá-los e nesse tempo conheci o Professor Sebastião Amâncio, o qual, também é poeta. Pedi ao professor que me ajudasse a orientar Gabriel, sem ressalvas, começou a auxilá-lo e o sonho da produção de um livro sobre poemas/ poesias começou a se concretizar.
  No decorrer, pedi à aluna Clara Giovanna Gonçalves Morais do Curso Técnico de Sistemas, para fazer a arte da capa, também sem objeções aceitou ao convite.Em seguida procurei pela Professora Janete Carbolin (Pedagoga), a qual, nos ajudou na elaboração do projeto, para que o mesmo fosse enviado ao Departamento de Cultura Municipal, para concorrer com outros projetos, diante da Lei Paulo Gustavo. O objetivo era a publicação do livro de Gabriel e graças a Deus e ao talento do Gabriel, foi agraciado com a notícia que o projeto foi habitado. Tenho certeza que esse foi o primeiro passo de um caminho cheio de conquistas. Hoje, digo com muita convicção que diante de tantos problemas que temos na educação, ainda vale a pena estar em sala de aula e espero que muitos jovens tenham Gabriel como exemplo e que nunca devemos parar de sonhar.
E para finalizar a professora Luciana expressa seus sinceros agradecimentos à direção do Colégio Estadual Dom Carlos, Karine e Camila que apoiaram incondicionalmente o projeto. Disse: sem o apoio da equipe não conseguimos avançar a favor dos alunos, contudo, no Dom Carlos a motivação e o incentivo nos leva a ir além, isso faz a grande diferença.