Maio Laranja teve palestra do MP em Cel. Domingos Soares

0
15

Os promotores de justiça do Ministério Público da Comarca de Palmas, Dr. Victor Melo da Silva, e Dra. Thayná Regina Navarros Cosme, estiveram nessa terça-feira (14) na Escola Professora Aurora F. N. Tortelli, em Coronel Domingos Soares, ministrando uma importante palestra para alunos dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal, e professores, sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante este mês é desenvolvida a campanha Maio Laranja, dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, tendo como Dia D o dia 18 de maio. Nesse período, Município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rede de Proteção e Ministério Público se unem em ações educativas, preventivas e até investigativas para combater esse mal.

Os promotores explicaram às crianças o que e quais são as partes íntimas do corpo e que ninguém tem permissão para tocá-las, os canais de denúncia, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar, e a importância de ter um (ou mais) adulto de confiança para quem contar situações vividas que tenham lhes causado desconforto, vergonha, medo ou qualquer outro sentimento estranho a elas.

Aos professores, após a palestra, os promotores falaram da importância e da necessidade de se implementar uma escuta ativa, sempre com zelo, respeito e discrição às crianças e ao que possam relatar, repassando posteriormente todas as situações ao Ministério Público para os eventuais procedimentos legais.

Para a diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, é fundamental que toda a sociedade colabore com a rede de proteção, para que os direitos e a integridade física e emocional das crianças e dos adolescentes domingosoarenses sejam sempre respeitados. “Os promotores conversaram com as crianças de forma didática, com uma linguagem simples, que elas entendem, e explicaram como elas podem denunciar casos de abusos. Como pais, professores, poder público, precisamos informar, ensinar nossas crianças, alertá-las dos perigos”, comentou.

Segundo o sítio eletrônico maiolaranja.org.br, “a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.”

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100.

Fonte:
comunicacao@pmcds.pr.gov.br