MENOPAUSA E ALIMENTAÇÃO, QUAL A RELAÇÃO?

0
12

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual da mulher. Em geral, ocorre entre os 45 e 55 anos. Onde os ovários param de produzir quantidades suficientes de hormônios sexuais como estrogênio e progesterona.

Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa (pré-menopausa), oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir. Alguns sintomas ficam mais expressivos, como as ondas de calor, sudorese, irritabilidade, ardência e secura vaginal, incontinência urinária, insônia, osteoporose, cansaço, tontura, dor de cabeça, palpitação, alterações e redistribuição da gordura corporal. Além de aumentar o risco para diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

O tratamento nutricional consiste em reduzir a sintomatologia e prevenir futuras doenças crônicas. Segue algumas condutas que podem auxiliar:

* Aumente o consumo de cálcio: O risco de osteoporose e fragilidade óssea aumenta. O leite, queijo, iogurte natural, brócolis, sardinha, grão de bico, amêndoas e sementes de gergelim, são boas fontes.

* Tomar sol e Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D: sendo essencial para a absorção de cálcio. Consuma mais alimentos como peixes gordurosos (salmão, sardinha), gema de ovo e cogumelos.

* Aumente a ingestão de fibras: A menopausa pode levar a problemas de digestão e constipação. Consuma mais frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, cereais, como aveia, psyllium, chia, linhaça.

* Inclua fontes de proteína magra: O declínio do estrogênio da menopausa está ligado à diminuição da massa muscular e da força óssea. Por esse motivo, devem ingerir mais proteína fracionada em todas as refeições. Ovos, peixes, frango, carne ou suplementação com whey protein ou proteína vagana.

* Consuma alimentos ricos em ômega-3 e GLA: Têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Peixes, abacate, azeite de oliva, nozes, sementes de linhaça e chia são boas fontes de ômega-3.

* Beba bastante água: A hidratação adequada é importante para a saúde geral e pode ajudar a aliviar sintomas como ressecamento vaginal e ondas de calor.

* ATENÇÃO – Limite o consumo de alimentos processados, ricos em gordura saturada, sal, aditivos químicos, temperos industrializados, massas, açúcares, frituras, bebidas açucaradas, doces e frituras em geral, pois podem contribuir em acelerar os sintomas, o ganho de peso e outros problemas de saúde.

Lembre-se de consultar um profissional, para obter orientações personalizadas sobre sua alimentação durante a menopausa, levando em consideração suas necessidades individuais e condições de saúde.